Temporal e ventos de até 126 km/h destelham casas e provocam estragos no oeste

Temporal e ventos de até 126 km/h destelham casas e provocam estragos no oeste

17 de outubro de 2023 Off Por Editor



  • Em Chapecó várias casas foram destelhadas e muitas árvores caíram devido aos fortes ventos

    Queda de granizo também foi registrada no Meio-Oeste catarinense. O temporal que atingiu o Oeste de Santa Catarina na noite desta segunda-feira (16) destelhou casas e causou estragos. Segundo a Epagri/Ciram, as rajadas de vento chegaram a 126 km/h em São Carlos. Também houve queda de granizo em municípios do Meio-Oeste catarinense.

    Em Chapecó, o vento chegou a 100 km/h e destelhou casas. No bairro Engenho Braun, uma árvore caiu em cima de uma casa. Apesar do susto, não houve feridos.

    — Nós estávamos todos em casa, dormindo já, quando ouvimos o estouro da árvore caindo — explicou o morador da residência. Além disso, uma escola no bairro Jardim Itália também foi destelhada por conta do temporal. Ao menos oito unidades de ensino tiveram as aulas canceladas nesta terça-feira (17). O restaurante popular também suspendeu os atendimentos.

    Conforme a Defesa Civil, 83 casas foram destelhadas em vários pontos da cidade, como nos bairros Efapi, Esplanada e São Cristóvão. Outras oito árvores são monitoradas por oferecerem riscos de cair em residências. Os moradores foram orientados a deixar os locais. Na avenida Leopoldo Sander uma árvore caiu sobre a pista. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, ocorrências foram registradas, ainda, em Seara, São Carlos e Nova Erechim. Em Itá, as aulas foram canceladas devido aos estragos.

    Em Riqueza e Mondaí, rodovias foram afetadas com a queda de árvores. Na cidade de Entre Rios, a chuva também deixou casas destelhadas e parte do município ficou sem energia elétrica.

    Confira as imagens do temporal:

    Em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, foram entregues lonas para 10 destelhamentos, segundo o Corpo de Bombeiros Militar. Na manhã desta terça-feira (17), equipes atuavam para retirar uma árvore que caiu sobre uma casa no interior de Barracão, no Paraná.

    Granizo no Meio-Oeste

    Também houve queda de granizo em ao menos quatro municípios do Meio-Oeste catarinense: Arroio Trinta, Fraiburgo, Videira e Pinheiro Preto. O fenômeno causou destelhamentos de casas. A Defesa Civil está contabilizando os estragos no local.

    Em Fraiburgo, ruas também ficaram alagadas.

    Confira imagens do granizo: