Iniciam atividades do Projeto Farroupilha

Iniciam atividades do Projeto Farroupilha

7 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • A Secretaria Municipal de Educação promoveu na última semana um encontro para organizar o início das atividades do Projeto Farroupilha para 2017. Estiveram presentes representantes das Secretarias de Educação, Assistência Social e de Cultura, os Patrões dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG) envolvidos, representante da Rádio Super Condá, parceira da ação e gestores das Instituições Educativas que participam do Projeto.

    As atividades neste ano envolvem cerca de 300 alunos das Escolas Básicas Municipais Dilso Cecchin, Victor Meirelles, Jacob Gisi, Guido Mantelli e Ceim São Pedro. As atividades proporcionam alternativas culturais para as crianças entre 4 e 9 anos, como ferramenta de motivação, lazer e resgate cultural.

    Dentre os objetivos está integrar os pequenos e suas famílias, em um universo cultural com resgate da tradição gaúcha, através de danças típicas e do campeirismo, contribuindo para a melhoria do desempenho escolar e da socialização.

    Para Laudemir Pilatti, Patrão do CTG Índio Condá, “esta é uma iniciativa muito boa, que agregou muito nas atividades de invernada, muitas crianças que antes não conheciam a cultura gaúcha, hoje já nos representam não só em Chapecó como em todo o Brasil, competindo a até trazendo premiações, mesmo não sendo este o nosso foco, serve como incentivo para a participação. Temos um grande apoio das escolas e dos familiares muito além do que a gente esperava. Muitas famílias passam a integrar o grupo de sócios no CTG a partir do momento que acompanham seus filhos ou netos nos ensaios”, conta.

    A participação das famílias tem sido umas das prerrogativas do projeto que tem sido marcado pelo acompanhamento e participação das famílias, que acontece efetivamente nas atividades desenvolvidas, através de cursos de artesanato como crochê, tricô, bordados, chinelos e pinturas. A ideia é a partir disso resgatar os valores familiares e culturais não somente das crianças, mas de toda comunidade escolar, oferecendo ao público uma opção cultural que possa melhorar a qualidade de vida e a realidade social no meio em que estão inseridos.