Duas cobras-de-vidro são resgatadas na BR 163 em Dionísio Cerqueira

Duas cobras-de-vidro são resgatadas na BR 163 em Dionísio Cerqueira

16 de janeiro de 2024 Off Por Editor



  • Cobras-de-vidro não têm veneno e tampouco são perigosas para os humanos. Os animais resgatados foram soltos na natureza

    Duas cobras da espécie Ophiodes sp., as populares cobras-de-vidro, foram resgatadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), durante as obras de restauração e adequação de capacidade da BR 163, em Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste Catarinense. Apesar de ser conhecido popularmente como cobras-de-vidro, este réptil é, na verdade, um lagarto. O animal possui corpo cilíndrico e alongado e tem membros posteriores vestigiais. Depois de avaliados e registrados, os animais foram soltos na natureza. As cobras-de-vidro não têm veneno e tampouco são perigosas para os humanos. Segundo biólogos, este animal ajuda no controle dos insetos de jardim e orientam a não mata-las caso se depare com uma em seu quintal.
    A obra

    A obra na BR 163 conta com biólogos e técnicos em meio ambiente na linha de frente de trabalho para garantir a segurança dos animais e a correta execução das atividades possíveis de causar impactos ambientais. Em janeiro, o DNIT anunciou a conclusão de mais 12 quilômetros restaurados em concreto na BR 163. Assim, a restauração já conta com 39 quilômetros prontos e entregues do total de 47 quilômetros em obras.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Com informações SCC10