Cleidenara Weirich é empossada, mas já está afastada da Câmara de Vereadores

Cleidenara Weirich é empossada, mas já está afastada da Câmara de Vereadores

21 de março de 2017 Off Por Eduardo Grassi



  • A vereadora Claidenara Weirich (PSD) foi empossada, na manhã desta terça-feira (21), em rápida cerimônia no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, Valmor Scolari (PSD). O ato foi garantido pela Justiça Federal, em decisão divulgada na semana que passou. Porém, logo na sequência, houve o seu afastamento do cargo. É que Justiça apenas garantiu sua posse, mas Weirich segue impedida de assumir função pública.

    A garantia de posse também visa que a candidata mais votada na eleição passada não perca o mandato, uma vez havia sido apenas diplomada, em dezembro passado. Claidenara Weirich (PSD) recebeu 6.371 votos na eleição de outubro de 2016, a maior votação da história de Chapecó. Ela é investigada na Operação Manobra de Osler da Polícia Federal.

    A vereadora não recebe salários nesse período de afastamento.

    OPERAÇÃO

    A Operação Manobra de Osler deflagrada no dia 10 de novembro de 2016, com autorização da Justiça Federal.

    Segundo divulgado na época, a investigação apresentava indícios da prática de crimes de peculato, dispensa indevida de licitação, falsidade ideológica e associação criminosa. A decisão da 1ª Vara Federal de Chapecó determinou a condução coercitiva dos investigados para prestarem depoimento e a busca e apreensão de documentos e objetos nas residências dos investigados, nas clínicas de medicina hiperbárica localizadas em Chapecó e em São José, nas empresas do marido da ex-secretária municipal de saúde, na sede do CIS-AMOSC e na Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, bem como a indisponibilidade de bens dos investigados, para futuro ressarcimento do dano causado aos cofres públicos, estimado em cerca de 2 milhões de reais.

    A ordem judicial também determinou a suspensão do exercício de qualquer função pública pela ex-secretária e pelo diretor executivo do CIS-AMOSC. Uma segunda fase da Operação ocorreu no dia 9 de fevereiro, com o cumprimento de mandados em Santa Catarina e no Paraná.

    A defesa da vereadora tem ouros recursos impetrados na Justiça Federal, com o intuito de reverter decisões anteriores e também possibilitar de Cleidenara Weirich possa exercer função pública, como o cargo de vereadora, do qual ela está afastada.Radio Chapecó