Atletas da Chapecoense Futsal passam por exame cardiológico

Atletas da Chapecoense Futsal passam por exame cardiológico

8 de fevereiro de 2024 Off Por Editor



  • Avaliações neste início de pré-temporada são realizadas na Clínica Unitá

    O grupo de jogadores da equipe Prefeitura de Chapecó/Chapecoense Futsal/Unoesc se apresentou na última segunda-feira (5) para o início da pré-temporada. A primeira semana de trabalho é voltada, principalmente, para exames médicos e testes físicos. Nesta quinta-feira (8), parte do elenco fez avaliação cardiológica na Clínica Unitá, no Centro de Chapecó. Dos 20 atletas, 10 já realizaram testes cardiológicos. São eles: Dedé, Freyer, Hubner, Jefe Seco, Juninho, Mano, Mantelli, Nando, Raul e Ximba. Além de toda atenção durante os exames, a Clínica Unitá serviu café aos jogadores. Na próxima semana, será a vez dos outros 10 passarem por avaliações: Camargo, Deni, Dudu, Felipe, Gabriel Dybala, Glauber, João Vitor, Pavão, Pica-Pau e William. “A avaliação cardiológica, tradicionalmente feita antes de a temporada acontecer, é de fundamental importância para avaliar a condição em que o coração se encontra, antes de ser exposto a esforços extenuantes que os atletas fazem durante o ano. Avaliar a condição do atleta do ponto de vista cardiovascular é fundamental, para ele até desenvolver um trabalho seguro durante toda a temporada, que é bastante longa e extenuante”, explicou o médico cardiologista Rodrigo Borbolato, responsável pelos exames. “Estamos fazendo a avaliação cardiológica completa desses pacientes, com exame clínico, exame físico e eletrocardiograma. Em relação aos atletas que têm vulnerabilidades avaliadas nessa consulta, a gente está indo mais a fundo e avaliando com ecocardiograma, teste de esforço e, eventualmente, ressonância cardíaca. Todos serão avaliados de forma bem completa”, acrescentou Borbolato.

    “Ficamos lisonjeados”

    A Clínica Unitá fica na avenida Porto Alegre, no edifício Lazio Executivo, perto da Câmara de Vereadores. “A gente recebeu o convite da Chape Futsal para fazer parceria. Ficamos lisonjeados. A nossa ideia é fazer toda a avaliação, tanto na pré-temporada quanto em toda a temporada, para evitar o risco de lesões. Vamos trabalhar em parceria com profissionais de outras especialidades, como a fisioterapia, com a Cefise”, destacou Pedro Barros, médico cirurgião de joelho e trauma esportivo e um dos sócios da Unitá.

    Atividades

    A pré-temporada do time da Chapecoense Futsal, comandado pelo técnico Leo Schroeder, continua nesta sexta (9), às 9h15, no ginásio do Complexo Esportivo Verdão. Haverá atividades de pré ativação, físico/técnico e clioterapia. Em 2024, a equipe disputará a Primeira Divisão do Catarinense, a Copa SC, os Jogos Abertos de Santa Catarina, além de competições universitárias e nas categorias sub-20 e sub-18. Ainda não há data para a estreia.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Imagens Roger Pinheiro/Chapecoense Futsal