Acadêmica da Unoesc Chapecó participará da etapa nacional do Desafio Universitário Empreendedor Sebrae

Acadêmica da Unoesc Chapecó participará da etapa nacional do Desafio Universitário Empreendedor Sebrae

26 de março de 2017 Off Por Eduardo Grassi



  • Acadêmica da Unoesc Chapecó participará da etapa nacional do Desafio Universitário Empreendedor Sebrae.
    Sete alunos do curso de administração da Unoesc Chapecó foram classificados na etapa estadual do Desafio Universitário Empreendedor Sebrae/SC (DUE) e, destes, a acadêmica Raiane Maciel foi selecionada para a etapa nacional, que ocorrerá em Brasília. Acompetição tem caráter educacional e reúne em torno de rankings, diversas atividades e jogos com o propósito de disseminar conteúdos de gestão, inovação e empreendedorismo entre os jovens universitários. É um desafio que mobiliza estudantes e professores em prol da difusão do empreendedorismo e da consolidação de novos negócios no País.

    Raiane conta que se surpreendeu com a classificação nacional. Para ela, o objetivo era obter conhecimento e experiência na fase estadual, mas não imaginava ser uma das finalistas. “Todos que estavam lá eram merecedores. Com a competição, aprendi muito sobre trabalho em equipe, divergência de opiniões e também sobre a importância de empreender. Agora que sei que estou na final, espero representar bem o Estado de Santa Catarina e vou me dedicar ao máximo para, junto com minha equipe, ser campeã”.

    Na Unoesc, as atividades foram propostas na disciplina de Marketing, ministrada pelo professor Gilberto Pinzetta. Os alunos foram instigados a participar, o que possibilitou a compreensão dos conteúdos relacionados às características do comportamento empreendedor e, simultaneamente, da gestão empresarial.

    Durante a edição 2016 do Programa, foram selecionados 30 universitários em Santa Catarina e outros 10 competidores dos anos anteriores que obtiveram as melhores pontuações. Dentre esses, sete são estudantes do curso de Administração da Unoesc Chapecó e seis deles, representaram a Unoesc Chapecó, em Florianópolis: Mateus Davi Cansian Zonta, Jessica Luiza Bertolini, Raiane Maciel, Janaine Ramos, Marciane Fortes de Andrade e Fillipe Mergen.

    A coordenadora do curso, professora Carla Cazella, destaca que o Desafio Universitário Empreendedor Sebrae é uma excelente ferramenta pedagógica educacional que estimula e atrai os estudantes para o empreendedorismo e a gestão de negócios. “A participação na competição oportunizou que pudessem aliar a teoria à prática, o que possibilitou que vivenciassem o meio empresarial. Em Florianópolis, trabalharam o modelo de negócios Canvas e, com isso, testaram habilidades empreendedoras por meio de um mapa visual com espaço para imaginar o futuro negócio. Voltaram empolgados e representaram muito bem o oeste catarinense”, conclui.

    Ao mencionar os excelentes resultados dos Programas de Educação Empreendedora implementados aos alunos do ensino fundamental e médio, o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, ressalta que o Desafio Universitário é mais uma solução que consolida a educação para o empreendedorismo na região. “Sem dúvida, os alunos da Unoesc Chapecó sairão da universidade com características que os tornam mais preparados para o mercado de trabalho”.
    FONTE: Com informações e foto de MB Assessoria