Projeto trabalha o desenvolvimento motor das crianças

Projeto trabalha o desenvolvimento motor das crianças

27 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • Arcos, bolas, pneus ou cordas parecem objetos simples, mas para o professor de Educação Física Marlon Duarte, são imprescindíveis para trabalhar ações no desenvolvimento dos seus alunos. Foi a partir deles que ele criou um circuito de atividades que está ajudando as crianças das turmas do berçário e do maternal na construção motora e de relacionamento.

    O projeto denominado “Desenvolvimento da coordenação e amadurecimento da convivência social”, tem como principal objetivo desenvolver e proporcionar às crianças competências que auxiliem nas habilidades, contribuindo para a individualidade e a socialização.

    A intenção maior do projeto é aumentar a qualidade física das crianças, para os bebês, auxiliando aqueles que estão aprendendo gatinhar e caminhar. Com os maiores é trabalhado o equilíbrio em circuitos de atividades para que eles possam desenvolver melhor, buscando novas brincadeiras para aumentar suas capacidades motoras. Conforme o nível de desenvolvimento das crianças,  serão organizadas diversas atividades que contemplem os que estão aprendendo a caminhar até aqueles que já conseguem caminhar com mais facilidade Assim iramos desenvolver bem aqueles que já estão em nível mais avançado e incentivar aqueles que ainda não conseguiram”, explica Marlon.

    Na prática são atividades simples, mas que farão muita diferença ao longo do ano letivo. Nas aulas o professor cria atividades individuais e em grupo, organiza filas, incentiva o subir e descer de escadas curtas com cuidado e atenção, jogos de encaixe, brincadeiras de gato e rato com organização para que cada um possa esperar a sua vez.

    A intenção é desenvolver a coordenação motora, ampliar a expressão corporal para que as crianças demonstrem suas necessidades, incentivar o desenvolvimento de preferências a fim de que as crianças consigam dar sua opinião e fazer escolhas, fazer com que conheçam e respeitem as regras e os combinados para favorecer as diferentes relações sociais. Para que tudo isso aconteça ele utiliza diferentes espaços lúdicos como parque, campo, ginásio e sala de aula.

    “Os exercícios que estimulem o desenvolvimento motor e coordenação das crianças são essenciais para o seu desenvolvimento integral. Atividades como essa são fundamentais na Educação Infantil. Nessa fase as crianças aprendem brincando, é desta maneira que se desenvolvem”, explica a Secretária de Educação, Sandra Galera.