Projeto traz a magia do circo para as crianças

Projeto traz a magia do circo para as crianças

4 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Pensando em trabalhar o imaginário e a magia com as crianças, a Escola Básica Municipal Nova Aurora, no Distrito de Marechal desenvolveu o projeto “Nosso circo, o espetáculo não pode parar”, proporcionando aos alunos vivências de atividades circenses, incentivando o gosto pela diversidade.

    A ação teve como intuito oportunizar para as crianças um mergulho pelo mundo da fantasia. A atividade foi desenvolvida nas aulas de Educação Física, com alunos de 6 a 11 anos de idade, num total de 87 alunos. De acordo com a professora Viviane Thiel, com as atividades circenses, os alunos melhoraram sua autoestima, equilíbrio, trabalho em equipe e cooperação.

    Na prática a professora explorou as atividades com sucatas como: latas, madeira, arcos, tonel e pratos, personagens do circo como malabaristas, atividades com bambolê, panos, teatro de sombra e mágicas, estimulando assim a criatividade, a imaginação e a fantasia das crianças. “Inicialmente identifiquei o conhecimento prévio de nossos alunos, sobre o que sabiam sobre o circo e percebi que tinham muita curiosidade sobre o assunto. Então propus em fazer o nosso espetáculo, onde através de atividades simples como virar estrelinhas, se equilibrar, andar de perna de pau, eles poderiam se transformar em artistas circenses realizando assim um sonho de se apresentar para toda a comunidade escolar”, conta a professora.

    Segundo a Secretária de Educação, Sandra Galera, “a arte circense exerce certo fascínio, torna-se assim, uma prática tentadora para superação de limites, por vivenciar o corpo em maneiras diversas e propor inúmeros desafios a serem explorados e vencidos pelos educandos”, disse.

    O projeto foi finalizado com um espetáculo apresentado pelas crianças, para toda a comunidade escolar.