Foco de raiva em bovino é confirmado em cidade de SC

Foco de raiva em bovino é confirmado em cidade de SC

7 de março de 2024 Off Por Editor



  • A raiva é uma doença fatal que afeta animais e humanos e não possui tratamento

    Um foco de raiva em bovino foi confirmado na localidade da Pedra Fina, em Mafra, no planalto norte catarinense, próximo ao limite com o município de Itaiópolis. A informação foi divulgada pelo Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) de Mafra, ontem quarta-feira (06).

    Conforme a Cidasc, o produtor, após orientação de um médico veterinário, que atendeu a propriedade, notificou o órgão. Com a morte do bovino, os profissionais da companhia procederam com a coleta do material e enviaram para análise. Os trabalhos estão sendo realizados com o apoio da Vigilância Epidemiológica Municipal, e da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde.

    Na propriedade, o produtor foi orientado a proceder a imediata vacinação de todos os bovinos. O mesmo será realizado com orientação porta a porta na vizinhança e propriedades mapeadas, num raio de 2 km. Paralelamente, a equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal fez levantamento da população de cães e gatos num raio de 300 metros do foco, para vacinação dos mesmos. A raiva é uma considerada uma doença que afeta animais e humanos, é fatal e sem tratamento. A Cidasc reforça a orientação para que os produtores na região atingida vacinem seus animais: bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, cães e gatos. Também é preciso estar atento para as alterações na capacidade motora dos animais, como andar cambaleante e dificuldade respiratória, que podem ser sintomas da raiva. O produtor também deve observar se há marcas de mordeduras nos animais, que podem indicar que foram mordidos por morcegos. Os morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue, podem ser vetores da raiva. A Cidasc deve ser notificada quanto à existência de animais com possíveis sintomas da doença ou do ataque de morcegos, para tomarem as medidas necessárias para evitar novos casos.