Moraes vota para absolver morador de rua preso pelos atos de 8 de janeiro

Moraes vota para absolver morador de rua preso pelos atos de 8 de janeiro

8 de março de 2024 Off Por Editor



  • Demais ministros ainda precisam manifestar seu posicionamento no caso que ocorre em julgamento no plenário virtual da Corte

    O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento do morador de rua Geraldo da Silva, nesta sexta-feira, 8, preso pelo 8 de janeiro. Silva ficou detido 11 meses, na Papuda, mas conseguiu liberdade condicional, depois de apelo da Procuradoria-Geral da República (PGR). De acordo com Carlos Frederico dos Santos, subprocurador-geral da República que até então cuidava dos processos da manifestação na PGR, “não há provas de que o denunciado tenha integrado a associação criminosa, seja se amotinando no acampamento erguido nas imediações do QG do Exército, seja de outro modo contribuindo para a execução ou incitação dos crimes e arregimentação de pessoas”. Conforme Silva disse em depoimento, ele foi à Esplanada para ver o que estava acontecendo e acabou detido. Ainda segundo o homem, manifestantes o teriam agredido, por supostamente ser um “infiltrado”.

    Caso de morador de rua preso no 8 de janeiro não é o único

    No início do mês passado, a Defensoria Pública da União (DPU) manifestou problemas para localizar moradores de rua presos no 8 de janeiro. O objetivo da DPU é localizar essas para pessoas para oferecer a elas o acordo de não persecução penal da PGR. A tratativa prevê a confissão de crimes e pagamento de multa que pode chegar a R$ 10 mil, além de fazer um “curso pela democracia”.

    Com informações Revista Oeste