Santa Catarina é o Estado mais desejado para migração, aponta estudo

Santa Catarina é o Estado mais desejado para migração, aponta estudo

27 de março de 2024 Off Por Editor



  • Um em cada três brasileiros, ou 32,6% da população, gostaria de morar em outro estado do Brasil

    O estudo “Tendências de moradia no Brasil”, realizado pela startup imobiliária Loft em parceria com a Offerwise, apontou que Santa Catarina é o destino mais desejado para migração. Dos 3.095 respondentes, 18.3% dos entrevistados gostariam de se mudar para o estado. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de março.

    Segundo o levantamento, um em cada três brasileiros, ou 32,6% da população, gostaria de morar em outro estado do Brasil que não o que vive atualmente. Outros 22,1% estariam dispostos a considerar uma mudança.

    “Santa Catarina vive um momento especial. O crescimento econômico, a segurança e as belezas naturais têm sido um grande atrativo. Balneário Camboriú e cidades vizinhas estão constantemente no noticiário como exemplos de valorização no mercado imobiliário. E em Florianópolis, somente no último ano, o preço do metro quadrado dos imóveis à venda subiu 15%, a maior expansão nas cidades que acompanhamos”, afirma Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.

    Os moradores do Rio Grande do Sul (59,6%) e do Paraná (43%) foram os que mais citaram Santa Catarina como o destino mais desejável. Os moradores de Mato Grosso do Sul completam o Top 3 –23,4% dos sul-matogrossenses afirmaram que se mudariam para Santa Catarina.

    Na sequência da lista dos estados mais desejados aparece São Paulo (11,8%), o único outro estado a somar mais de 10% da preferência dos participantes da pesquisa.

    Os entrevistados foram perguntados: Pensando num cenário em que você pudesse morar em qualquer estado do Brasil, seja agora ou no futuro, para qual estado do Brasil você mais gostaria de se mudar?

    Estado Respondentes (%)
    Santa Catarina 18.3%
    São Paulo 11.8%
    Minas Gerais 8.9%
    Rio de Janeiro 8.7%
    Rio Grande do Sul 7.5%
    Bahia 6.5%
    Paraná 6.0%
    Ceará 3.8%
    Goiás 3.4%
    Pernambuco 3.1%
    Distrito Federal 2.9%
    Espírito Santo 2.6%
    Alagoas 2.5%
    Paraíba 2.5%
    Mato Grosso 1.9%
    Rio Grande do Norte 1.7%
    Mato Grosso do Sul 1.4%
    Maranhão 1.1%
    Tocantins 1.1%
    Sergipe 0.9%
    Amazonas 0.8%
    Pará 0.7%
    Acre 0.5%
    Rondônia 0.5%
    Piauí 0.5%
    Roraima 0.2%
    Amapá 0.2%
    Fonte: Loft/Offerwise.

    De acordo com os entrevistados, os motivos que o fariam mudarem de estado são: busca por uma melhor qualidade de vida para si (37,1%) e para a família (34,9%), além de aspectos como clima, custo de vida, infraestrutura e lazer.