Furacão Catarina completa 20 anos; relembre o acontecimento

Furacão Catarina completa 20 anos; relembre o acontecimento

28 de março de 2024 Off Por Editor



  • O furacão provocou ventos e chuvas fortes, 11 pessoas morreram, 14 municípios decretaram estado de calamidade e 7 emergência

    Há 20 anos atrás, entre os dias 27 e 28 de 2024, o furacão Catarina, atingia a costa brasileira, causando estragos na região Sul de Santa Catarina e o Litoral norte do Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil de SC, o furacão foi o primeiro e até agora único a ser oficialmente registrado no Atlântico Sul. Segundo a equipe de meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), o furacão provocou ventos e chuvas fortes, além de estragos por onde passou, 11 pessoas morreram, 14 municípios decretaram estado de calamidade e sete em situação de emergência. Dados produzidos pelo Dados do Banco Mundial e do Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil (CEPED UFSC), registraram que 250 mil pessoas foram afetadas, 26.443 desabrigados e prejuízos de mais de R$ 200 milhões no estado.

    Origem do nome do Furacão:

    “Foi a equipe de meteorologistas da Epagri/Ciram que nomeou o Catarina. A Gil chegou e nos disse: olha, saiu uma nota das instituições dizendo que não tem nome para o evento até agora. E um cara dos EUA inventou um nome esdrúxulo. A partir daí, passamos a pensar em vários nomes”, conta Levien, meteorologista. A lista de nomes era variada, mas como o furacão passaria pelo sul Catarinense, existiam duas possibilidades: Anita ou Catarina. No fim o nome Catarina foi escolhido pela equipe.

    Mudanças após o Furacão Catarina:

    De acordo com o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, a defesa civil em 2004 já precisava de uma reforma tecnológica e de técnicos capacitados para prever fenômenos. “Santa Catarina foi alertada em 2004 por agências externas. Hoje temos uma capacidade bem maior, inclusive avisando outros estados de impactos que eles podem sofrer, por conta dos instrumentos e investimentos feitos ao longo dos anos”, relata o secretário.