Pré-conferências Municipal de Saúde da Mulher serão realizadas em Chapecó

Pré-conferências Municipal de Saúde da Mulher serão realizadas em Chapecó

31 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • A I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres – I CMSM, será realizada nos dias 12 e 13 de maio em Chapecó. Mas antes disso, as pré-conferências regionais para escolha dos delegados e representantes de cada bairro e comunidade começam no dia 04 de abril e seguem até o dia 18. Serão realizadas 06 reuniões regionalizadas para que os chapecoenses possam opinar, sugerir e propor estratégias para à saúde da mulher. A Etapa da Conferência Estadual de Saúde das Mulheres será realizada nos dias 13 e 14 de junho de 2017 e a Etapa Nacional da Conferência Estadual de Saúde das Mulheres deverá ocorrer de 01 a 04 de agosto de 2017.

    Os objetivos das pré-conferências são propor diretrizes para a Política Municipal, Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres; reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade no SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais, étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, geracional, territoriais, de classe, entre outras, conforme está previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis no 8.080, de 19 de setembro de 1990 e no 8.142, de 28 de dezembro de 1990; discutir a responsabilidade dos entes federados sobre o financiamento e a gestão das políticas públicas com impacto na saúde das mulheres; desenvolver estratégias de enfrentamento ao machismo, ao sexismo e à misoginia, por meio de políticas públicas; aprofundar o debate sobre o impacto na saúde das mulheres da divisão sexual do trabalho, das condições, do salário e da jornada; mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca do direito das mulheres à saúde e em defesa do SUS, para o enfrentamento da violência institucional; fortalecer as políticas afirmativas para as mulheres que garantam seus direitos civis, políticos, econômicos e sociais; aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização do Estado, em especial as que incidem sobre a saúde das mulheres; fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade.

    O tema central da conferência, que orientará as discussões será “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, a ser desenvolvido em um eixo principal e em eixos temáticos: O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; Políticas públicas para as mulheres e a participação social. As pré-conferências serão presididas pelo Secretário de Saúde de Chapecó, com Coordenação-Geral da Presidência do Conselho Municipal de Saúde – CMS.

    Pré-conferências

    Data: 04/04/2017
    Horário: 18 horas
    Local: Sala de Reunião Centro de Saúde da Família Norte, com a participação dos NASF CENTRO (CSF Saic, CIS Norte, CSF Bela Vista, CSF Chico Mendes, CSF Oeste).

    Data: 06/04/2017
    Horário: 18 horas
    LOCAL: Sala de Reunião Centro de Saúde da Família Sul, com a participação dos NASF SUL (CSF Santo Antônio, CSF Quedas do Palmital, CSF Seminário, CSF Sul).

    Data: 07/04/2017
    Horário: 14 horas
    LOCAL: Salão Comunitário de Marechal Bormann, com a participação das comunidades de Marechal Bormann, Linha Cachoeira, Goio-Ên.

    Data: 11/04/2017
    Horário: 18 horas
    LOCAL: Salão Comunitário do Bairro São Pedro – Rua Pará, esquina com São Benedito, ao lado da Igreja Católica e da creche, com a participação do NASF LESTE (CSF São Pedro, CSF Leste, CSF Santa Maria).

    Data: 17/04/2017
    Horário: 18 horas
    LOCAL: Salão da Igreja Católica do Bairro Cristo Rei – Rua Benedito Novo, s/no, com a participação do NASF NORTE (CSF Vila Real, CSF Eldorado, CSF Colônia Cella, CSF Belvedere, CSF Sede Figueira, CSF Cristo Rei).

    Data: 18/04/17
    Horário: 18 horas
    LOCAL: Sala anexa ao Salão Comunitário do Bairro Colatto – Rua Cunha Porã (em frente à Igreja Católica, ao lado da rádio Efapi), com a participação do NASF OESTE (CSF Jardim América, CSF Efapi, CSF Jardim do Lago, CSF Alta Floresta, CSF Alto da Serra).