Prefeitura de Chapecó mais próxima das pessoas: Programa Ouvindo o Nosso Bairro começa amanhã

Prefeitura de Chapecó mais próxima das pessoas: Programa Ouvindo o Nosso Bairro começa amanhã

25 de janeiro de 2016 Off Por Chapecó



  •  

    A comunidade do bairro São Lucas, antiga Vila Zonta, está convidada a participar do primeiro encontro que irá marcar a largada do Programa Ouvindo Nosso Bairro, Você Conhece, Você Decide. A reunião está agendada para às 18h30, no Salão Comunitário do bairro. Na quarta-feira (27-01) são os moradores do Vila Real e Desbravador que irão receber o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon e a equipe de Governo, no Centro Comunitário Ermelindo Breda. O Programa é a mais nova ferramenta da Administração Municipal que visa fortalecer o contato do Governo Municipal com as pessoas. 
     
    Com o “Ouvindo Nosso Bairro” o Prefeito Luciano Buligon, acompanhado pela equipe de Governo, irá percorrer os 50 bairros da cidade e reunir as 78 linhas da área rural para ouvir as pessoas em audiências públicas comunitárias. O programa quer saber da comunidade quais as prioridades do momento para melhorar a qualidade de vida do chapecoense. 
     
    Buligon quer inserir as pessoas no processo de construção da Lei Orçamentária de 2017, o ano do Centenário de Chapecó. Serão definidas ações a curto e médio prazos.  “Queremos também que o Plano Plurianual dos próximos quatro anos seja elaborado com a participação dos chapecoenses, pois defendo que política pública é construída de forma conjunta com aqueles que irão usufruir dela”, acrescentou o Prefeito.  
     
    Como irá funcionar
     
    As reuniões irão acontecer em três etapas: bairros, interior e segmentos/entidades. As audiências na etapa dos bairros irão acontecer nas terças e quartas-feiras à noite e na etapa do interior aos sábados e domingos, no período da manhã.   
     
    A etapa do interior inicia no dia 06 de fevereiro, na escola da linha Gamelão. As entidades, incluídas na terceira etapa do programa, serão ouvidas na sequência. Os encontros seguem até o dia 26 de junho de 2015. 
     
    O Prefeito Luciano Buligon irá coordenar os encontros, levantar as demandas e prioridades comunitárias. Obras, propostas, ações, serviços e programas municipais serão debatidos. Em cada reunião serão eleitos conselheiros efetivos e suplentes que comporão um Conselho. O grupo irá representar os bairros, comunidades e entidades no decorrer do processo, acompanhando a construção do orçamento municipal do ano do Centenário, juntamente com os agentes políticos. O trabalho irá culminar na elaboração de um Plano, debatido em uma grande audiência pública com toda a sociedade para a validação de tudo que foi construído de forma coletiva ao longo do Programa. 
     
    Proposta
     
    O programa representa a vontade política da Administração Municipal em construir um processo amplo e democrático de participação social, que contemple a integração das políticas setoriais e o envolvimento da sociedade em todo o ciclo de gestão. “O Ouvindo Nosso Bairro é um instrumento da gestão pública moderna, o que há de mais próximo da democracia participativa, pois o cidadão terá a possibilidade de ajudar a decidir, sem intermediação, no orçamento municipal, contribuindo com a qualificação das políticas públicas e o bem estar social”, complementou o Prefeito. 
     
     
    Agenda dos primeiros 15 dias do “Ouvindo Nosso Bairro”
     

    Etapa bairros:

     

     

     

    DATA

    HS.

    BAIRRO

    LOCAL

    1

    Terça-feira

    26.01

    18h30

    São Lucas

    Salão Comunitário

    Rua São João Del Rei – Bairro São Lucas

    2

    Quarta-feira

    27.01

    18h30

    Desbravador/Vila Real

    Centro Comunitário Ermelindo Breda – Bairro Vila Real

     

     

     

     

     

     

    3

    Terça-feira

    02.02

    18h30

    Belvedere/Dom Gerônimo

    Salão Paroquial Igreja São Roque

    4

    Quarta-feira

    03.02

    18h30

    Vila Rica

    Salão Comunitário

     

    Etapa interior

     

    DIA

    HS.

    LINHA/DIST.

    LINHA

    LOCAL

    06.02

    08h30

    Mal. Bormann

    Gamelão/São José do Capinzal/Linha Saquetti

    Escola Gamelão

    06.02

    10h30

    Mal. Bormann

    Rodeio do Herval/São Francisco/Colégio Agrícola

    Salão da Comunidade Rodeio do Herval

    07.02

    10h30

    Mal. Bormann

    Sede Marechal Bormann

    Salão da Comunidade Mal. Bormann

     

    Prefeitura de Chapecó