Projeto estimula o gosto pelos livros

Projeto estimula o gosto pelos livros

5 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • A Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola está desenvolvendo uma atividade inédita de Incentivo à Leitura, é o projeto “Lectómetro e Biblioteca na Sala de Aula”. Para melhor desenvolver as ações a escola inaugurou na última semana uma sala de leitura e uma brinquedoteca com o objetivo de trazer condições de espaço para os alunos na hora de escolher o livro e a melhor maneira de realizar a leitura e contação.

    Na prática, além de ter uma espaço lúdico para fazer sua leitura, ler e marcar o livro lido, o aluno é estimulado a contar a história, desenvolvendo além do gosto pelos livros, da viagem pelo mundo da imaginação, a oralidade e a autoestima. “Achei muito legal ir lá e ler os livros, porque aprendo mais a cada dia, aprendo palavras novas que estão escritas lá. No lectometro temos que marcar quantos livros lemos e com isso dá vontade de ler cada dia mais”, explica a aluna Sara do Nascimento, de 11 anos.

    A iniciativa envolve alunos de 6 a 12 anos e é mediado pelos professores de língua portuguesa e das oficinas que acontecem no contraturno escolar. Dentro dos objetivos da ação está contribuir no desenvolvimento das habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto, ampliar o conhecimento linguístico e cultural, contribuir na formação de valores e na construção da cidadania, explorar a imaginação e despertar para as diversas opções de leitura, fortalecendo a ludicidade.

    De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Galera, “a leitura melhora o aprendizado, estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa e mantém o raciocínio ativo. O uso da Sala de Leitura aliado ao Lectometro contribuirá muito no desenvolvimento integral dos nossos alunos”, disse.

    Para Maria Telam, aluna da 5ª série, “ler e ótimo, a gente aprende e viaja com os livros. Conheço muitos lugares novos com a leitura e sempre vou marcando no Lectometro cada livro novo. Esta sala de leitura ficou linda, e ainda tem os trabalhinhos que fazemos expostos. Isso traz mais motivação porque quando a gente vê aquilo que a gente faz, dá ainda mais vontade de fazer melhor”, conta.