Rio Uruguai está perto de atingir “cota de alerta”

Rio Uruguai está perto de atingir “cota de alerta”

30 de maio de 2017 Off Por Eduardo Grassi



  • As águas do rio do Mel já começaram a atingir o entorno Balneário Oswaldo Cruz, em Iraí, nesta segunda-feira, 29.

    As contínuas chuvas na região, atrelada a necessidade de aumento na vazão da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, elevaram o rio Uruguai a 7,85 metros acima do nível normal na tarde desta segunda-feira, 29.

    Segundo o Major Sérgio Henrique Bittencourt, coordenador regional da Defesa Civil de Frederico Westphalen, em Iraí é estipulado como cota de alerta o aumento de oito metros acima do nível normal. “Com 10 metros acima do nível já há pessoas atingidas”, destacou o Bittencourt.

    Segundo o responsável pela Defesa Civil, foi emitido um alerta para os municípios que correm risco de alagamento. “Locais de riscos, onde reside população ribeirinha, há uma possibilidade grande de que sofram alagamentos e pode haver necessidade de retirada das famílias”, explicou o Major.

    Ainda segundo o profissional, isso se dá pela necessidade de aumentar a vazão da Foz do Chapecó devido ao acumulo de água e pressão, sendo que isso já está sendo feito de forma gradatida.

    “É importante não causar um pânico na população. Não há um volume de água excessivo, mas pode vir a atingir algumas comunidades.

    Vai haver aumento do rio, mas esperamos que não seja alarmante”, conclui o coordenador regional da Defesa Civil, que destacou ainda que a previsão de chuva vai até a quinta-feira, 1º.

    Segundo a prefeitura de Iraí ainda não há registro de alagamento de residências e nem de necessidade de retirada de famílias, porém, existem profissionais em regime de plantão no município pelos.

    Segundo informações atualizadas por volta das 22 horas, as águas do rio do Mel atingiam algumas ruas do município, mas ainda distante das casas.

    Em caso de emergência, os munícipes de Iraí podem ligar para os telefones 99608-5660 (Vitorino) ou 9969-9286, contato da Secretaria Municipal de Assistência Social.

    Fonte: IN FOCO

    Foto: Ilustrativa