Rio Uruguai está 8,10 metros acima do nível normal

Rio Uruguai está 8,10 metros acima do nível normal

30 de maio de 2017 Off Por Eduardo Grassi



  • Segundo o major Sérgio Henrique Bittencourt, coordenador-regional da Defesa Civil, momento já exige atenção das prefeituras para com as famílias ribeirinhas.

    As chuvas intensas dos últimos dias – aproximadamente 500 milímetros (mm) no mês de maio, sendo 400 mm apenas nas duas últimas semanas, segundo informações do Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen – já deixam os municípios da região, principalmente os localizados próximos ao rio Uruguai – Caiçara, Vicente Dutra, Iraí e Pinheirinho do Vale – em situação de alerta.

    De acordo com o coordenador-regional da Defesa Civil, major Sérgio Henrique Bittencourt, às 7 horas desta terça-feira, 30, o nível do rio Uruguai já estava 8,10 metros acima do nível normal. “Oito metros já atinge o estado de alerta para as prefeituras. Há a possibilidade de alagamentos, principalmente naquelas comunidades próximas ao rio, sobretudo em Iraí, onde tem muitas famílias ribeirinhas”, afirma.

    Conforme o responsável pela Defesa Civil, o nível do rio tende a aumentar nas próximas horas, mas a situação não é alarmante, apenas de cuidados.

    “A vazão da Usina Foz do Chapecó aumentou bastante, mas não é de se alarmar a população ainda”, ressalta.

    A vazão da usina está em mais de 11 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) na manhã desta terça-feira, enquanto, do domingo, 28, às 10 horas, a vazão era de 5,4 mil m³/s. Em 2014, a vazão na usina teve seu ápice na noite do dia 26 de junho, quando atingiu 28 mil m³/s.

    Fonte: WH3