Família e escola: Decoração da Festa Junina é organizada em parceria

Família e escola: Decoração da Festa Junina é organizada em parceria

31 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • A participação da família na escola é importante em todos os momentos. E na Festa Junina não é diferente. Por isso, no Centro de Educação Infantil Municipal Criança Feliz, a minha, a sua, as nossas bandeirinhas estão unidas para fazer e realizar uma linda festa. A intenção é estimular a participação das famílias na ornamentação da escola para a programação festiva que se aproxima.

    A equipe de gestão e professores organizou o corte das bandeirinhas em papel kraft que foram encaminhadas às famílias para que voltassem decoradas. Em casa, os adultos e as crianças ornamentaram as bandeiras de acordo com a criatividade de cada grupo familiar. Aos poucos, as bandeirinhas e também alguns balões foram chegando ao Ceim, que foram sendo expostos, provocando o encantamento de todos.

    As irmãs Monique de 05 anos e Mirela Grígolo de 04 anos chegaram com sorrisos no CEIM, segurando orgulhosas as bandeirinhas que a mãe havia decorado. “Foi muito legal levar estas bandeiras para nossos pais decorarem junto com a gente, usamos tinta e pincel e ficou lindo”, disse Monique.

    A Vanessa dos Santos Morais, mãe do Eduardo de 03 anos comentou que foi muito interessante esta iniciativa do CEIM de encaminhar a atividade para casa, pois puderam participar ativamente na decoração da festa. “Além de ficar lindo, tem o toque de cada um e ainda a gente consegue perceber como está o desenvolvimento deles”, esclareceu. Vanessa disse ainda que já fizeram algumas peças e entregaram na escola e agora estaão produzindo mais. “Penso que atividades como esta servem para aproximar as famílias do Ceim porque nem todos os pequenos tem a oportunidade de ter os pais participando sempre”, comentou.

    A ideia desta atividade surgiu em 2014, foi amadurecendo e este ano se transformou em projeto. Agora, além das famílias os professores também foram desafiados. Percebe-se a cada ano, mais envolvimento das famílias na decoração. A Secretária Municipal de Educação, Sandra Maria Galera também participou do projeto e teve a oportunidade de receber e colaborar na decoração de bandeirinhas para a ornamentação do Ceim. “Fiquei muito feliz em participar e em fazer parte da festa junina um momento de aproximação das famílias com o espaço escolar é importante tanto pedagogicamente quanto socialmente, pois, o aluno vivencia momentos de solidariedade e construção coletiva e isso fica de exemplo para a vida”, explicou.