Níveis dos Rios Uruguai e Chapecó baixam em São Carlos e Águas de Chapecó

Níveis dos Rios Uruguai e Chapecó baixam em São Carlos e Águas de Chapecó

1 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • O nível dos Rio Chapecó e Uruguai baixaram significativamente nas últimas horas, deixando a população das cidades de Águas de Chapecó e São Carlos mais tranquila. Os níveis começaram a baixar desde o final da noite desta quarta-feira, dia 31. Até esta manhã, ambos tinham baixado cerca de 2 metros.

    O mês de junho começou com trégua na chuva e a notícia da baixa de vazão também na Usina Foz do Chapecó, que teve pico de vazão vertida de quase 18 mil metros cúbicos por segundo, no final da tarde de ontem, e de pouco mais de 13 mil na manhã desta quinta-feira. A meteorologia também prevê frio, e isso fará com que a chuva cesse. O monitoramento deverá seguir por parte das entidades e Defesa Civil.

    Devido a isso, as 20 famílias realocadas em Águas de Chapecó e as 40 em São Carlos devem aguardar uma nova avaliação para retornar as suas casas, que não chegaram a ser atingidas pelas águas. Uma reunião junto a Sala de gestão de crise do Corpo de Bombeiros de São Carlos foi realizada nesta manhã indicando o monitoramento da situação.

    Confira o release da reunião desta manhã.

    O claro recuou das águas nas áreas alagadas e redução de 8,30 m acima do nível normal para 6,30 m, nessa manhã, as 08:00, na sala de Gestão crise da Defesa Civil de São Carlos junto ao Corpo de Bombeiros, decidimos pela desmobilização das equipes, permanecer apenas as equipes de relocação dos moradores e levantamento de danos.

    Em reunião após termos acompanhando os trabalhos e vendo o resultado positivo da organização de todos, Vale lembrar que o trabalho desta operação não começou na noite de terça e sim no ano passado quando o foi iniciado o Plano de Contingência. Por isso temos que manter o Plano Atualizado e ajustar o que foi apontado a melhorar.

    Assim a cada novo evento estaremos cada vez mais preparados a dar uma resposta positiva a população diminuindo cada vez mais o impacto financeiro e principalmente humano. Parabéns a todos os envolvidos.

    Fonte: TROPICALFMSC