Defesa Civil alerta para frio intenso e risco de neve em SC; veja previsão

Defesa Civil alerta para frio intenso e risco de neve em SC; veja previsão

26 de maio de 2025 Off Por Editor



  • Mínimas negativas, sensação térmica congelante e risco de geada intensa colocam o estado em alerta

    Santa Catarina pode registrar a primeira neve do ano nesta semana, com a chegada de uma frente fria seguida por uma massa de ar polar que deve derrubar as temperaturas em todo o estado. A chance de neve é maior na quinta-feira (29), especialmente nas áreas mais altas do Planalto Sul e do Meio-Oeste, segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. O alerta foi emitido neste domingo (25), com base na atuação de uma frente fria que avança sobre o território catarinense entre terça-feira (27) e a tarde de quarta-feira (28). Essa frente trará instabilidade e risco de temporais, principalmente no Grande Oeste. Com o afastamento da frente fria, uma massa de ar seco e frio avança sobre o Sul do Brasil, provocando uma queda brusca de temperatura em Santa Catarina. A partir da noite de quarta-feira (28), o frio se intensifica, com ventos fortes no Litoral, que podem atingir até 70 km/h, aumentando ainda mais a sensação térmica.

    Frio intenso e geada até domingo

    Os modelos meteorológicos indicam que as temperaturas mínimas devem ficar bem abaixo de 0°C nas regiões mais altas, como os Planaltos e o Meio-Oeste. Nessas condições, há possibilidade de precipitação invernal, como geada e neve — fenômeno que, embora raro, tem maior chance de ocorrer na quinta-feira. A onda de frio deve persistir até pelo menos o domingo (1º de junho). Nas noites e manhãs, as temperaturas mínimas devem variar entre 0°C e 5°C no Extremo Oeste, Oeste, Alto Vale do Itajaí e Serra da Grande Florianópolis. No Litoral, os termômetros devem marcar entre 5°C e 10°C. Mesmo com o sol voltando a aparecer, as tardes seguem geladas, com máximas abaixo dos 20°C. Há condições para geada em praticamente todo o estado, inclusive no Litoral. Nas regiões mais altas do interior, a geada pode ser forte, com risco de congelamento de pistas e tubulações.

    Cuidados recomendados

    A Defesa Civil alerta a população para os cuidados com a saúde, especialmente de pessoas vulneráveis ao frio, como idosos e crianças. Recomenda-se atenção ao uso de aquecedores e sistemas de calefação, para evitar acidentes, e prudência ao dirigir em áreas de serra, onde o gelo na pista pode causar acidentes.