Inmet emite dois alertas laranja para Santa Catarina; saiba o que esperar

Inmet emite dois alertas laranja para Santa Catarina; saiba o que esperar

30 de junho de 2025 Off Por Editor



  • O alerta laranja é o segundo nível de gravidade na escala do Inmet

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranjas ontem domingo (29) para a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de uma queda de temperatura que afetará sete estados brasileiros até segunda-feira (30). O alerta laranja é o segundo nível de gravidade na escala do Inmet, sendo considerado uma situação de perigo para a população. Ventos fortes na costa do Sul. O primeiro alerta laranja se refere aos ventos fortes na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que podem afetar a Grande Florianópolis, a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Sul Catarinense, o Sudeste Rio-Grandense, o Vale do Itajaí e o Nordeste Rio-Grandense. Esse alerta, que vale até as 03h da manhã de segunda-feira (30), prevê grandes movimentações de dunas de areia sobre construções na orla. Além disso, as rajadas de vento poderão causar transtornos nas áreas atingidas.

    Onda de frio ameaça queda de mais de 5°C em sete estados

    Outro alerta laranja foi emitido para uma onda de frio que deve atingir sete estados brasileiros até segunda-feira (30). As temperaturas poderão cair mais de 5°C nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia. O alerta permanece em vigor até as 23h59 de segunda-feira (30), e as autoridades recomendam cuidados extras, especialmente para populações mais vulneráveis.

    Chuvas fortes e rajadas de vento

    A previsão também indica chuvas intensas no Sul do país, com a formação de um novo sistema frontal que deve reforçar a instabilidade, principalmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O acumulado de chuva pode ultrapassar os 100 mm em algumas áreas. Além disso, rajadas de vento e raios são esperados para a região. As condições climáticas mais adversas devem afetar Santa Catarina e Paraná ainda na noite deste domingo, com possibilidade de alcançar o sul de Mato Grosso do Sul. Na segunda-feira (30), as chuvas no Rio Grande do Sul devem enfraquecer, mas ainda há previsão de chuva em áreas do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Novas instabilidades podem ocorrer no Rio Grande do Sul entre terça-feira (1º) e quarta-feira (2).

    Com informações Agência Brasil