
Motorista que desviou carga de R$ 1,5 milhão e simulou assalto é preso em SC
30 de junho de 2025Caminhoneiro confessou ter participado do esquema criminoso e admitiu que registrou um boletim de ocorrência falso para encobrir o desvio
Um caminhoneiro de 36 anos, foragido da Justiça, foi preso na manhã do último sábado (28) durante uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil de Santa Catarina, na BR-101, em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. Ele é acusado de desviar uma carga de peças automotivas avaliada em R$ 1,5 milhão e forjar um assalto para encobrir o crime. A prisão ocorreu após o setor de inteligência identificar que o homem, natural de Cidreira (RS), estava retornando de uma viagem ao estado de São Paulo, com destino ao Rio Grande do Sul. O suspeito estava sendo monitorado desde a deflagração de uma operação da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), realizada na última terça-feira (24), contra uma organização criminosa especializada em roubos e furtos de cargas no Norte de Santa Catarina. Durante aquela operação, agentes cumpriram mandados nas cidades catarinenses de São Francisco do Sul, Araquari e Joinville, além dos municípios gaúchos de Osório e Gravataí. No entanto, o caminhoneiro não havia sido localizado até então.
Confissão e tentativa de enganar a polícia
Após ser abordado e detido na rodovia, o suspeito foi conduzido à sede da DEIC, onde confessou ter participado do desvio da carga, em troca de uma porcentagem do valor. Ele também revelou que registrou um boletim de ocorrência falso, alegando ter sido vítima de um assalto, com o objetivo de simular um crime e ocultar sua participação no esquema. Ainda segundo o depoimento, o homem não chegou a receber o valor combinado, pois a carga foi recuperada pela Polícia Civil antes de ser entregue ao destino final. Além do crime de furto qualificado de carga, o motorista agora poderá responder também por falsa comunicação de crime, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, já que o caminhão utilizado, com placas de Caxias do Sul (RS), também está sendo investigado por irregularidades. O homem permanece sob custódia e deve ser encaminhado ao sistema prisional. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros integrantes da quadrilha e esclarecer os detalhes da logística criminosa.