
32% dos chapecoenses não compram pela internet – saiba mais
10 de julho de 2025O levantamento inédito do Sebrae/SC sobre hábitos de consumo e potencial de novos negócios em Chapecó, no Oeste Catarinense, revela que 32% dos chapecoenses não compram pela internet. A pesquisa, realizada pelo Observatório de Negócios, ouviu pessoas com 16 anos ou mais, de todos os bairros da cidade. O estudo levou em consideração fatores como o perfil do consumidor, comportamento, tendências de consumo e escassez de oferta no comércio e nos serviços.
Atendimento é mais importante do que o preço
Segundo o levantamento, 86% dos entrevistados consideram o atendimento o fator mais importante na decisão de compra, seguido por preço, promoções, descontos e condições de pagamento. Quanto à forma de pagamento, 61% preferem utilizar o Pix, seguido por cartão de crédito e dinheiro. Apenas 4,8% dos consumidores utilizam ou já utilizaram moedas digitais para pagamento.
Vendas online
Mesmo com a expansão do mercado digital, ainda há uma parcela conservadora da população que prefere as lojas físicas. Segundo a pesquisa, 32% dos chapecoenses não realizam compras pela internet. O estudo mostra que os idosos, com 60 anos ou mais, são os que mais evitam o comércio online: apenas 48% dos entrevistados dessa faixa etária afirmaram comprar pela internet. Entre os 68% que já realizaram compras online, 38,1% afirmam comprar regularmente pela internet.