Conheça as mudanças propostas pelo Plano de Mobilidade Urbana

Conheça as mudanças propostas pelo Plano de Mobilidade Urbana

14 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • Chapecó buscou as melhores soluções em mobilidade para potencializar a estrutura viária do município. O objetivo é que as pessoas passem menos tempo no trânsito, caminhem e pedalem em novos espaços e tenham um transporte coletivo de melhor qualidade com uma tarifa módica. O Plano de Mobilidade Urbana já é Lei e as propostas estão sendo colocadas em prática com ampla divulgação, transparência e participação popular.

    Nesta semana, a Administração Municipal de Chapecó reuniu representantes de entidades para socializar as alterações que serão apresentadas nas Audiências Públicas marcadas para o dia 22 de junho. As dúvidas foram esclarecidas por engenheiros de trânsito do LabTrans, laboratório de  referência em Transporte e Logística, o melhor case do país nessa área, e que foi responsável pelo Estudo. Os técnicos estiveram na cidade na segunda-feira (12-06) para ajustar os últimos detalhes para as Audiências.

    Também já estão disponíveis no hotsite www.chapeco.sc.gov.br/onibus informações sobre o processo de elaboração do novo Edital do Transporte Coletivo Urbano e o cronograma de trabalho da Audiência Pública, marcada para as 14hs, no Auditório da Prefeitura de Chapecó. No site é possível, ainda, ter acesso ao Regulamento da Audiência, compreender quais os itens que compõe o novo Edital e também esclarecer dúvidas frequentes sobre o tema. Esse canal de comunicação é mais uma importante ferramenta para dar ainda mais transparência ao processo e auxiliar os usuários.

    No dia 22 de junho, às 9hs, no Auditório da Prefeitura de Chapecó, acontece a Audiência Pública sobre os Eixos do Binário – proposta que irá mudar a vida de toda a população, atendendo a uma premissa básica do Plano Nacional de Mobilidade Urbana: criar vertentes e espaços de mobilidade saudáveis e sustentáveis. “As Audiências são mais uma demonstração de transparência. Os técnicos que fizeram o diagnóstico do fluxo de ir e vir das pessoas e propuseram as metas para melhorar a mobilidade em Chapecó irão explicar tecnicamente os porquês das alterações. Vamos tirar o melhor proveito dessas Audiências”, destacou o Prefeito, Luciano Buligon.

    O Prefeito explicou ainda que todas as mudanças na mobilidade urbana de Chapecó que impactarem diretamente na vida das pessoas serão amplamente discutidas em Audiências Públicas. Buligou lembrou ainda que antes de virar Lei, as etapas do Estudo de Mobilidade Urbana também foram socializadas em Audiência.

    Também é importante deixar claro que a execução de todas as propostas irá acontecer por etapas, para que a engenharia de tráfego e a Administração possam sentir o impacto, as adaptações e o desempenho das mudanças na vida dos usuários. “Todas as alterações estão interligadas e testes serão feitos nas fases de implantação”, explicou o engenheiro de trânsito do LabTrans, Victor Caldeiras.

    Eixos do Binário

    O Plano propôs a implantação de um anel viário, transformando em mão única duas vias marginais à Getúlio Vargas: as Avenidas Fernando Machado e a Nereu Ramos, interferindo nas ruas Lauro Muller e São Pedro. Após diagnóstico, o Estudo contatou que o Binário é uma alternativa potencial para otimizar o sistema, dar mais fluidez ao trânsito, diminuindo o tempo das pessoas nos veículos individuais e coletivos. “Com o binário, a melhoria das ondas verdes e a proibição das conversões à esquerda, a necessidade de arrancar e parar com frequência nessas marginais diminuirá consideravelmente”, complementou Caldeiras.

    O sentido do tráfego apontado pelo Plano é a Nereu Ramos (Norte – Sul) e a Fernando Machado (Sul – Norte). “Sabemos que resistências individuais vão existir, mas o objetivo é atender o interesse coletivo, com soluções em mobilidade para os próximos 10 anos. Mas, na engenharia de tráfego não há fins definitivos, por isso que as alterações acontecem por etapas e testes são realizados durante a implantação”, apontou o engenheiro de trânsito, Rodolfo Philippi.

    Novo Edital do Transporte Coletivo Urbano

    O novo Edital do Transporte Coletivo Urbano foi elaborado considerando as demandas da comunidade ouvidas em audiência pública no processo de construção do Estudo de Mobilidade Urbana, e com a colaboração do Ministério Público, dos vereadores e integrantes de entidades que representam os usuários. O principal desafio do Município é equilibrar a qualidade da prestação do serviço com o preço. A modicidade da tarifa é tão importante quanto o conforto dos ônibus, a infraestrutura dos terminais, dos abrigos e a agilidade no deslocamento.

     

    Tudo isso é para tornar o sistema mais atrativo e fazer com que as pessoas deixem o carro em casa e optem por utilizar o ônibus. “Nosso foco é atender, prioritariamente, quem depende do ônibus com uma tarifa módica e uma boa qualidade. Na audiência do próximo dia 22 teremos a oportunidade de esclarecer como o preço da tarifa é definido e todos os itens que interferem na modicidade”, complementou o Procurador Geral do Município, Ricardo Cavalli.

     

    Primeiras mudanças

    Uma das primeiras alterações que a população irá sentir será a proibição das conversões à esquerda nas duas marginais, Avenidas Nereu Ramos e Fernando Machado. A próxima etapa será a implementação do binário, experimentalmente. “Nossa prioridade são as pessoas e estamos dando ampla transparência em todo o processo. A população pode ficar tranquila que as mudanças serão amplamente divulgadas, previamente, e acontecerão por etapas”, concluiu o Prefeito.