
Genial/Quaest: 58% dos entrevistados rejeitam reeleição de Lula em 2026
17 de julho de 2025Novo levantamento revela mudanças sutis nas intenções de voto e aponta temor generalizado sobre futuro político
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 17, mostra que 58% dos entrevistados são contrários à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Em contrapartida, outros 38% desejam que ele dispute o próximo pleito. Já 4% não souberam ou preferiram não opinar sobre o tema. Em relação à pesquisa anterior, de maio, a rejeição ao petista recuou 8 pontos porcentuais, enquanto o apoio à sua candidatura avançou 6 pontos. Segundo o levantamento, a maioria dos brasileiros rejeita a candidatura de Lula e Jair Bolsonaro à Presidência da República no próximo ano. A situação de Bolsonaro é ainda mais delicada. O ex-presidente está inelegível até 2030, depois de condenações no Tribunal Superior Eleitoral, mas ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal. Apesar disso, 62% querem que ele abandone a ideia de disputar o Planalto e apoie outro nome. Apenas 28% desejam vê-lo novamente como candidato, e 10% não responderam. Houve uma leve oscilação desde o último levantamento: caiu 3 pontos o grupo contrário à candidatura de Bolsonaro, enquanto os favoráveis subiram 2 pontos. Ao todo, a pesquisa entrevistou 2.004 pessoas, presencialmente, de 10 a 14 de julho. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.
Rejeição se mantém apesar de Lula liderar cenários
Mesmo diante da rejeição majoritária, Lula aparece à frente de todos os candidatos em simulações de primeiro turno. No cenário principal da pesquisa Genial/Quaest, o petista registra 32% das intenções de voto. Bolsonaro vem logo atrás, com 26%. Na sequência, surgem Ciro Gomes (PDT), com 8%; Ratinho Júnior (PSD), com 6%; Ronaldo Caiado (União), com 3%; e Romeu Zema (Novo), com 2%. Indecisos somam 9%, e brancos, nulos ou aqueles que dizem não votar totalizam 14%. No cenário com Michelle Bolsonaro no lugar do marido, Lula mantém a liderança, com 30%, enquanto a ex-primeira-dama atinge 19%. Os demais candidatos aparecem em posições semelhantes ao cenário anterior, com leve variação.
Petista enfrenta empate técnico com Tarcísio em eventual segundo turno
Apesar da liderança no primeiro turno, Lula encontra forte resistência no embate direto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). No cenário de segundo turno testado pela Genial/Quaest, os dois aparecem tecnicamente empatados: 41% para Lula e 37% para Tarcísio. Os indecisos somam 7%, e os que votariam branco, nulo ou não votariam são 15%. O resultado evidencia que o favoritismo de Lula no primeiro turno pode não se confirmar numa disputa direta, especialmente contra um nome com forte apelo pela direita e base consolidada em São Paulo.
Medo divide o eleitorado entre Lula e Bolsonaro
A pesquisa também revelou uma divisão no que diz respeito ao medo político. Para 44% dos brasileiros, a maior preocupação é o retorno de Bolsonaro ao poder. Do total de entrevistados, 41% dizem temer mais uma continuidade de Lula na Presidência. Pela margem de erro, há empate técnico. Outros 7% afirmaram ter o mesmo receio em relação a ambos, índice que se manteve estável desde maio. Os que não temem nenhum dos dois são 3%, e 5% não souberam ou não responderam.
Com informações Revista Oeste