STF autoriza operação contra Bolsonaro e impõe uso de tornozeleira eletrônica

STF autoriza operação contra Bolsonaro e impõe uso de tornozeleira eletrônica

18 de julho de 2025 Off Por Editor



  • Ex-presidente é alvo de mandados de busca e apreensão da Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira, 18, em Brasília

    O ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo da Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira, 18, em Brasília. Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da petição PET 14.129, o órgão realizou mandados de busca a apreensão em endereços ligados ao político, entre eles, em sua casa, no bairro Jardim Botânico, e em seu escritório, na sede do Partido Liberal (PL). A representação policial teve aval da Procuradoria-Geral da República (PGR) em razão de crimes de coação no curso do processo, obstrução à Justiça e ataque à soberania nacional. Bolsonaro deve ir à sede da Polícia Federal. Entre as medidas restritivas, estão o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar, proibição de comunicação com diplomatas e embaixadores, proibição de aproximação a embaixadas e a outros réus e investigados e proibição de acesso às redes sociais.

    Decisão de Alexandre Moraes

    O despacho do ministro Alexandre de Moraes que embasou toda a ação desta sexta-feira, 18, tem relação com a apuração da Justiça sobre a conduta do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente. O Judiciário apura se o político é culpado ou não pelos crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. “No curso das investigações, a Polícia Federal representou pela necessidade de decretação de diversas medidas cautelares em face de Jair Messias Bolsonaro, em face de sua participação dos mesmos delitos de Eduardo Nantes Bolsonaro”, escreve Moraes, na ordem. “Ou seja, pelos crimes de coação no curso do processo (art. 344 do Código Penal), obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa (art. 2º, § 1º, da Lei 12.850/13) e abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L do Código Penal).”

    Outra ação penal contra Jair Bolsonaro

    Jair Bolsonaro responde ao STF por uma denúncia da Procuradoria-Geral da República por cinco crimes. São eles: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Em entrevista à CNN Brasil, na última quarta-feira, 16, o ex-presidente afirmou estar indignado com a denúncia da PGR, pela qual ele pode ser condenado a até 43 anos de prisão. Na mesma conversa, negou ter intenções de pedir asilo internacional ou deixar o país.

    Com informações Revista Oeste