Instrutores do Projeto Farroupilha recebem formação

Instrutores do Projeto Farroupilha recebem formação

19 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • A Secretaria de Educação recebeu mais de 30 coordenadores e voluntários do Projeto Farroupilha para uma atividade de formação e orientação sobre as ações do projeto. O encontro contou com relatos de experiências de voluntários que já fazem parte das atividades há algum tempo, e passam às crianças o que aprenderam dentro dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs).

    As atividades de orientação dos grupos que trabalham durante todo o ano no projeto, tem como objetivo ajudar no planejamento das atividades que serão desenvolvidas nesse período e com as instituições parceiras. Também foram abordado assuntos como a história do projeto ao longo de sete anos de desenvolvimento e orientações didático-pedagógicos no trabalho com as crianças.

    “Momentos como este são de extrema importância para que haja sincronia entre todos os voluntários e parceiros deste projeto. Para as crianças, na visão delas, o Projeto é delas, e ele é. Quando chegam ao CTG, imaginam a brincadeira e a dança e no decorrer dos encontros, vão se apropriando dos conhecimentos e costumes e as famílias juntamente se engajam na causa”, conta o idealizador do projeto, Paulo Gomes.

     

    Conheça o Projeto

     

    O Projeto Farroupilha proporciona  alternativas culturais para as crianças entre  4 e 10 anos do que sejam estudantes na Rede Pública Municipal de Ensino  e suas famílias, como ferramenta de motivação, lazer e resgate cultural.

    As atividades com as crianças do Projeto Farroupilha já iniciaram para cerca de 200 alunos.

    Os encontros de aprendizagem acontecem nos Centros de Tradição Gaúcha Herança Gaúcha, Índio Condá, Coxilha do Quero-quero, Vaqueanos no Oeste, Porteira Oeste, Porteira do Paraíso e no Programa Viver. As ações acontecem desde 2010 e visam integrar as crianças em um universo cultural com resgate da tradição gaúcha, através de danças típicas e do campeirismo, contribuindo desta forma para a melhoria do desempenho escolar e da socialização.

    De acordo com Sueli Suttili, Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, “o Projeto Farroupilha integra o Projeto Político Pedagógico (PPP), da Secretaria de Educação e neste ano ampliou as parcerias com o objetivo de atender um número significativamente maior de crianças, indo muito além do resgate cultural e social na busca  da formação integral das crianças e com a garantia do envolvimento das famílias neste projeto”, explica.

    Uma prerrogativa do Projeto tem sido o acompanhamento e participação das famílias que acontece efetivamente nas atividades desenvolvidas, através de cursos de artesanato como crochê, tricô, bordados, chinelos e pinturas. Resgatando os valores familiares e culturais não somente das crianças, mas de toda comunidade escolar, oferecendo ao público uma opção cultural que possa melhorar a qualidade de vida e a realidade social no meio em que estão inseridos.

    Para Natália Lorenzi de Souza, voluntária, o projeto é uma oportunidade para as crianças aprenderem. “Além disso, as ações os ajudam a se encontrarem enquanto indivíduos para terem uma cultura, uma base a seguir porque o CTG traz isso, traz muitos valores, muita educação, conhecimentos históricos”, enfatiza.