Consumo consciente é tema de projeto no Ceim Leãozinho

Consumo consciente é tema de projeto no Ceim Leãozinho

19 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • De maneira lúdica e divertida a turma do pré-escolar do Ceim Leãozinho, no Bairro Palmital, está aprendendo como funciona o sistema monetário brasileiro. Com atividades práticas e orientação da professora, o que parecia complicado, ficou fácil, divertido e cheio de conhecimento.

    A ação envolve alunos com idade entre 5 e 6 anos e estão aprendendo os valores de cada produto, o uso de cédulas e moedas nas situações cotidianas. Para tornar tudo muito mais real eles instalaram o ‘Banco Leãozinho’ para entender a importância de esperar a sua vez na fila, o porquê de não passar na frente do outro, além de saberem como funcionam os pagamentos e as retiradas.

    Eles também abriram o ‘Mercado Leãozinho’ e a Perfumaria. De acordo com a professora Veroni Scussel, “eles estão muito empolgados com a questão de ir ao mercado e comprar, ter o dinheirinho na mão e atuar como atores de da vida real dos adultos”, conta. Para tornar tudo ainda mais real cada criança construiu seu próprio cartão de crédito, onde puderam criar suas próprias senhas. A compra virtual também foi utilizada para melhor compreensão das crianças.

    “Estou achando muito bom aprender com o dinheirinho de mentirinha, porque quando eu for grande vou saber usar o dinheiro dos adultos e vou saber o quanto vale”, explica Taís Marcieli Bitencourt, de 5 anos.

    Para tornar o consumo consciente os alunos ainda trouxeram para a escola rótulos de produtos utilizados por eles, identificaram as informações das embalagens, entenderam o descarte correto e o valor de cada um. A intenção é trabalhar a educação financeira ainda na infância, fazendo com cresçam informados sobre este universo.

    Para a Secretária de Educação, Sandra Galera, “explorar rótulos e as legendas proporciona às crianças uma aproximação das linguagens oral e escrita além da inserção social no universo letrado. Além disso, estão recebendo desde cedo o contato com a educação financeira. São ensinamentos que vão levar para fora da escola e com certeza irá trazer reflexos para a vida adulta”, disse a Secretária de Educação Sandra Maria Galera.