Chapecó vai receber apoio das Forças Armadas no combate ao Aedes aegypti

Chapecó vai receber apoio das Forças Armadas no combate ao Aedes aegypti

11 de fevereiro de 2016 Off Por Chapecó



  • Grave crise na saúde assola SC!!!!!!

    310116_guerra_contra_a_dengue_(3)__grande__grande (1)

    O município de Chapecó e outros seis do Estado vão receber apoio das Forças Armadas para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. No Oeste, os municípios de Xanxerê e Pinhalzinho também vão receber reforço para controlar e epidemia que se espalhou rapidamente. Atualmente, 28 municípios catarinenses são considerados infestados pelo mosquito.

    Uma das situações mais graves é a de Pinhalzinho. O município já registrou mais de 90 casos de Dengue e há vários pacientes aguardando resultado de exames. Em Chapecó, a Secretaria de Saúdeconfirmou o primeiro caso autóctone (contraído dentro do município) e outros nove casos importados. Em toda Santa Catarina há 155 pessoas com Dengue, sendo que 20 delas contraíram a doença dentro do próprio estado.

    Quanto as demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, há cinco casos de zyka vírus confirmados em Santa Catarina e 49 de febre chikungunya em investigação.

    Para tentar controlar a proliferação do mosquito e das doenças, as secretarias de saúde dos 28 municípios infestados (Anchieta, Balneário Camboriú, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Florianópolis, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Itajaí, Itapema, Joinville, Maravilha, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Princesa, São Bernardino, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Serra Alta, União do Oeste, Xanxerê e Xaxim), estão realizando visitas nas residências e orientando a população para que evite deixar água parada, criadouro do mosquito.

    Autoridades de saúde de todo planeta estão preocupados com o surto destas doenças que já foram identificadas ainda em outros países da América e até na Europa. Cientistas estão trabalhando para tentar desenvolver uma vacina contra a Dengue, Zyka e Chikungunya, mas a melhor forma de prevenir ainda é evitar que o mosquito nasça.

    É importante ressaltar que o mosquito pode se reproduzir na mínima quantidade de água. Até mesmo cascas de ovo ou tampinha de garrafa são locais onde o mosquito pode nascer e se reproduzir, por isso, todo o cuidado é importante. Neste sábado (13) haverá um novo dia “D” de combate, com agentes visitando residências.

    Faça a sua parte. Dê uma olhadinha na sua casa e quintal. Acabar com o mosquito depende de todos nós!

    Fonte: Tudo sobre Chapecó