
Levantamento identifica robôs e milícias digitais pró-Lula nas redes sociais
13 de setembro de 2025Perfis automatizados e de comportamento suspeito dominam discussões sobre as eleições de 2026, segundo a plataforma Brandwatch
A atuação de perfis suspeitos, incluindo robôs e contas automatizadas, tem influenciado debates sobre os principais pré-candidatos à Presidência nas redes sociais, especialmente em publicações relacionadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Análise recente mostra que essas contas também direcionam críticas a figuras da oposição, como Tarcísio de Freitas. O levantamento, feito pela revista Veja, com auxílio da plataforma Brandwatch, utilizou inteligência artificial para monitorar e interpretar interações em redes sociais entre 1º de julho e 2 de setembro. O objetivo foi mapear menções e o sentimento dos usuários em torno dos nomes cotados para a disputa presidencial de 2026. Segundo a pesquisa, Lula concentrou cerca de 8,7 milhões de citações no período, número que representa sete vezes mais que o obtido por Tarcísio, que somou 1,2 milhão de menções. Outros possíveis concorrentes, como Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Jr. (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União-GO), tiveram participação bem mais discreta nas interações analisadas. O estudo também avaliou o teor dessas citações. Lula registrou o maior porcentual de menções positivas, próximo de 40%, e o menor índice negativo, próximo de 50%. Já Tarcísio apresentou o cenário oposto, com liderança nos comentários negativos e entre os últimos nos positivos. Foram identificados pouco mais de 364 usuários únicos que falavam sobre Lula, quase o dobro do total registrado no caso de Tarcísio. Em média, cada usuário que se referiu ao presidente postou 24 vezes, enquanto para Tarcísio essa média ficou em sete. Outros candidatos receberam, em média, duas menções por usuário. A análise destacou os apoiadores mais ativos. Entre os 25 perfis com maior volume de publicações sobre Lula, o usuário @tvcidooficial chegou a registrar mais de 13,75 mil postagens, com mais de mil menções em um único dia. As palavras mais presentes nesses conteúdos incluíram “Brasil”, “soberano”, “guerreiro”, “congresso”, “Bolsonaro preso” e “Lula é o povo”. Entre os que mais mencionaram Tarcísio, dez perfis também figuraram entre os que mais elogiaram Lula, incluindo novamente @tvcidooficial. Os comentários sobre o governador de São Paulo destacaram termos como “propinão”, “PCC”, “Piores governadores da história do Brasil” e “Bolsonaro te taxou”, além de manifestações de apoio ao STF, como “Estamos com Moraes” e “Brasil com STF”.
Robôs inviabilizam análises de opinião pública
De acordo com o relatório da Brandwatch, “existe uma atuação de perfis suspeitos — sejam eles por meio de militância organizada ou robôs –, que passaram a protagonizar a discussão no meio digital, inviabilizando qualquer análise confiável de opinião pública”. A pesquisa observa que esses perfis alinhados a Lula buscam associar Tarcísio a temas como corrupção, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o ex-presidente Jair Bolsonaro. O estudo ressalta que está em curso “uma nova realidade de ataques de reputação no ambiente digital, marcada por práticas explícitas e sistemáticas”, segundo a Brandwatch.
Com informações Revista Oeste