Sábado ”Saúde da mulher” totalizou mais de 5 mil atendimentos em Chapecó

Sábado ”Saúde da mulher” totalizou mais de 5 mil atendimentos em Chapecó

20 de outubro de 2015 Off Por Chapecó



  •  
    O Mutirão de Coleta de Preventivo de Câncer Uterino, realizado no último sábado(17) registrou 1.041 coletas de material para exame, também foram solicitadas 441 mamografias e simultaneamente feitas 1.063 testagens de diversos exames ofertados para as mulheres, dentre outros atendimentos, totalizando 5.089 ações preventivas. As equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também realizaram atividades de voltadas à promoção da saúde e qualidade de vida da mulher. A atividade aconteceu simultaneamente nas 26 Unidades de Saúde da Família de Chapecó durante todo o dia.
     
    A Secretária de Saúde, Cleidenara Weirich, assinala que as mulheres têm conquistado crescente relevância e poder de decisão na sociedade. Conforme a secretária, “as mulheres não devem deixar de lado a atenção para com a própria saúde. Aqui, cabe enfatizar que elas têm, em média, vida mais longa que os homens. Em parte, isso se dá graças a um maior número de consultas periódicas e aos monitoramentos mais frequentes de suas condições de saúde. Portanto, desenvolvemos esse conjunto de atividades para alertar e lembrar: a atenção da mulher à própria saúde não deve jamais ser deixada de lado, por mais que a nova realidade e o cotidiano do trabalho venham ocupando tanto de nosso tempo”.
     
    O objetivo de realizar os mutirões aos sábados é beneficiar as mulheres que trabalham durante a semana e que têm menos tempo disponível para realizar os exames nos horários de atendimento convencionais. “Nossa principal meta é atender, especialmente, às mulheres com idades entre 20 e 59 anos, faixas etárias onde a incidência do Câncer Uterino é maior”, informa Cleidenara.
     
    O prefeito José Claudio Caramori observa que a realização dos mutirões faz parte das estratégias adotadas pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, para assegurar o acesso a todas as etapas de prevenção, promoção e assistência à saúde da mulher.
     
    Prevenção
     
    Apesar do conhecimento cada vez maior nesta área, a abordagem mais efetiva para o controle do câncer do colo do útero continua sendo o rastreamento através do exame preventivo. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois a sua realização periódica permite reduzir em 70% a mortalidade por câncer do colo do útero na população de risco. Tal mudança de comportamento é decorrente do diagnóstico de lesões que podem se transformar no câncer do colo uterino, bem como do diagnóstico precoce de tumores, fase esta aonde a cura chega a 100%.
     
    Saiba mais 
     
    O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres. Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, o segundo que mais aparece na população feminina, e que constitui a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
    Os dois tipos de câncer, contudo, têm chances altíssimas de cura caso descobertos em estágios iniciais. Para a mama, a cura fica em torno de 90% se o tumor for diagnosticado precocemente. No caso do colo do útero, chega a 100%. (Com dados: Portal Brasil)

    Prefeitura de Chapecó