HRO tem sua filantropia renovada até 2019

HRO tem sua filantropia renovada até 2019

27 de junho de 2017 Off Por Eduardo Grassi



  • Foi publicada na edição desta segunda-feira (26), do Diário Oficial da União, a portaria n°1.133 de 23 de junho de 2017, reconsidera e renova o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na área da saúde (CEBAS-Saúde), também chamado de certificado de filantropia, do Hospital Regional do Oeste (HRO) de Chapecó.

    Cópia da portaria, que renova a filantropia do HRO até o mês de abril de 2019, foi entregue na manhã desta segunda, pelo deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) ao presidente da diretoria executiva da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, entidade filantrópica que administra o HRO, Severino Teixeira da Silva Filho.

    No início deste ano, o hospital teve a renovação do certificado rejeitada, e, desde então, o deputado Colatto vinha buscando soluções junto aos responsáveis pelo setor no Ministério da Saúde. Na última semana, o parlamentar, juntamente com o senador Dário Berger (PMDB-SC), esteve em audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, tratando justamente da importância da renovação do CEBAS-Saúde do HRO.

    Conforme o presidente da diretoria executiva, o objetivo do HRO é atender cada vez mais pacientes do SUS, contudo, “sem esse certificado, isso não é possível”, expõe. Severino destaca que, sem o CEBAS, o hospital deixa de ser isento do pagamento de cota patronal (o valor do HRO é de cerca de R$ 400 mil por mês), não pode receber emendas parlamentares (estimadas em R$ 9 milhões somente em 2017), e, também, perde a isenção do pagamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a importação de equipamentos.

    Para Colatto, a função como representante politico, é justamente, primar por ações que beneficiam toda comunidade. “Sempre atuei em prol do HRO, pela importância e qualidade do serviço prestado ao Oeste Catarinense, seja em busca de emendas parlamentares, como na luta pela renovação da filantropia que agora está garantida pelos próximos dois anos”, destaca.