Genial/Quaest: mais da metade dos brasileiros rejeita nova candidatura de Lula

Genial/Quaest: mais da metade dos brasileiros rejeita nova candidatura de Lula

10 de outubro de 2025 Off Por Editor



  • Em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, índice de rejeição é de 76%

    Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 9, revela que 56% dos entrevistados são contrários a uma nova candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para buscar a reeleição em 2026. O levantamento mostra ainda que 42% gostariam de ver o presidente novamente na disputa. O índice de indecisos ou que preferiram não responder à pergunta ficou em 2%. Em relação ao levantamento de setembro, houve queda de 3 pontos porcentuais no grupo que rejeita a candidatura, que era de 59% anteriormente. Por outro lado, o porcentual dos que apoiam Lula subiu de 39% para 42%. O maior distanciamento entre opiniões foi registrado em maio, quando 66% eram contrários à reeleição, e 32% eram favoráveis.

    Lula declarou recentemente que sua decisão de concorrer depende das condições de saúde. Ainda assim, aliados como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já manifestaram apoio e até afirmaram a candidatura.

    76% rejeitam candidatura de Bolsonaro

    A mesma pesquisa mostrou que 76% dos entrevistados rejeitam uma candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre os participantes, 18% acreditam que Bolsonaro deve manter a candidatura, enquanto 6% não souberam responder ou preferiram não opinar. O levantamento mostra que, desde maio deste ano, aumentou o número de brasileiros favoráveis à desistência eleitoral de Bolsonaro, com crescimento de 11 pontos porcentuais em seis meses. Já o apoio à manutenção da candidatura caiu 8 pontos no mesmo período.

    Bolsonaro está inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considerou uma reunião com embaixadores em 2022 “abuso de poder político”. O ex-presidente tentou reverter a inelegibilidade, mas não conseguiu até agora. Além disso, recentemente foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão, em processo referente a uma suposta tentativa de golpe. A pesquisa entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, presencialmente, entre 2 e 5 de outubro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos porcentuais, com grau de confiança de 95%.

    Com informações Revista Oeste