Chapecó está no Conecta Biblioteca

Chapecó está no Conecta Biblioteca

28 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella está participando do Programa Conecta Biblioteca, promovido pela ONG Recode e Caravan Studios. A instituição foi selecionada atendendo critérios como número de habitantes e estrutura, por exemplo, e está entre as três instituições de Santa Catarina escolhidas para a participação. As ações são voltadas a desenvolver estímulos à transformação social e  acontecem com 92 bibliotecas públicas brasileiras.

    Para a bibliotecária Caroline Miotto, participar do Conecta é estreitar os laços com a comunidade. “Significa romper as paredes da biblioteca, colocar a biblioteca à conhecimento de toda a população chapecoense e ouvir o que a comunidade quer ver aqui no espaço”, disse.

    As atividades do programa trazem formação continuada aos bibliotecários para que aprofundem seu papel enquanto agentes de transformação, oferecendo apoio por meio de encontros, capacitações e reuniões, onde trocam experiências e criam estratégias que aproximem biblioteca e leitores.

    “Queremos que Biblioteca Municipal seja muito mais que um lugar onde se empresta e devolve livros. Queremos transformar a biblioteca em um centro multicultural, para que aqui aconteçam diferentes atividades como preparação para trabalhos, oficinas, ações que a comunidade quer que aconteça”, explica Caroline.

    Na prática

    A meta do Programa é ousada: aumentar 60% o número de seus usuários ativos. Destes a ideia é que 1/3 seja de jovens entre 14 e 29 anos. Segundo Caroline “precisamos procurar esses líderes jovens, identificá-los, saber o que eles fazem, onde estão e o porquê não estão na biblioteca”, disse.

    Atualmente a Biblioteca Municipal conta com cerca de 5 mil usuários cadastrados ativos e os empréstimos chegam 1mil e 200 livros ao mês. “Esse é um número muito baixo se compararmos nosso número habitacional”, constata Caroline.

    Para que esse número aumente os trabalhos já começaram na prática. O primeiro encontro com todos os representantes das instituições selecionadas aconteceu no mês de maio, no Rio de janeiro e agora, periodicamente acontecem as reuniões online que ajudam a definir os próximos passos. “Criamos uma matriz que irá nos ajudar em todas essas estratégias. Nosso próximo passo é encontrar os possíveis parceiros para que essas ações se efetivem na prática. Futuramente vamos ouvir a comunidade, queremos que nos contem o que querem ver biblioteca, para que possamos elaborar essa nova programação”, enfatiza.

    O prazo para que aconteça a pesquisa, o levantamento de dados, as parcerias, a elaboração e aplicação dessa nova programação é de 4 anos, mas o objetivo é que essas ações permaneçam. “Esse espaço tem que ser tomado pela comunidade. O chapecoenses tem que se apropriar da biblioteca pois ela existe para servir. É um espaço gratuito, com qualidade de acervo e computadores disponíveis com acesso á internet. Queremos que as pessoas venham até aqui e tomem esses espaço como seu, sendo que ele é público e democrático”, enfatiza.

    Como se cadastrar

    Para fazer o cadastro na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella, basta ir à sede da instituição, localizada no Calçadão da Benjamin Constant, levar documentos de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia.