Copa Mundial de Futebol de Robôs terá humanóide com escudo da Chapecoense

Copa Mundial de Futebol de Robôs terá humanóide com escudo da Chapecoense

29 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • Numa outra versão do tradicional futebol, uma homenagem à Chapecoense. O ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – participará, em julho, na cidade de Nagoya, no Japão, da Copa Mundial de Futebol de Robôs. E na confecção dos humanóides que disputarão a competição, a menção ao time alviverde: O primeiro Robô recebeu o nome de “Chape”, em homenagem ao Verdão.

    O uso da marca foi solicitado de forma oficial ao Clube, que analisou a situação e autorizou a utilização da imagem. Para Juliana Sá Zonta, Gerente de Marketing da Associação Chapecoense de Futebol, a intenção do ITA em homenagear a Chapecoense evidencia a simpatia do Clube. Além disso, estampar o “ACF” no Robô é uma forma de valorizar e propagar a marca, considerando, principalmente, que a Copa do Mundo da categoria será disputada no Japão. Juliana afirma, ainda, que o escudo da equipe alviverde dará sorte à equipe do ITA. “Vamos mostrar que batemos um bolão, também, nesta outra modalidade do futebol”, finalizou.

    O trabalho de fabricação do robô iniciou ainda em fevereiro e, num ritmo acelerado, o processo foi concluído no final de Maio, mas, além disso, foram vários meses de planejamento envolvendo o projeto, a modelagem e simulações, o que demandou muita dedicação de todo o grupo – composto por mais de 60 alunos. Segundo  Daniela Vacarini, engenheira mecânica integrante da equipe de robótica, o trabalho que vêm sendo desempenhado por eles é uma junção do futebol e da tecnologia e, por isso, a intenção de dar ao Robô o nome de Chape, um time brasileiro e pelo qual afirmam sentir muita empatia.

    O desenvolvimento de humanóides jogadores de futebol ainda é uma novidade a nível mundial, já que é necessário replicar nos robôs os movimentos e as funções básicas de um ser humano para, então, poder andar, chutar e enxergar a bola, por exemplo. Ainda assim, o empenho é considerado extremamente válido pelo ganho intelectual que proporciona aos envolvidos no projeto.

    Texto: Alessandra Seidel | Foto: Divulgação