Projeto Receitas de Família realiza 3ª eliminatória

Projeto Receitas de Família realiza 3ª eliminatória

30 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • Sopa Paraguaia. Essa foi a receita vitoriosa da terceira eliminatória do Projeto Receitas de Família. A autora da receita, Sueli Tasca Zeni é do Grupo de Mulheres Amigas Aprendizes e concorreu com outras cinco mulheres representantes de grupos de mulheres do CRAS Seminário. Sueli aprendeu a receita com a família e disse que era usada antigamente pelos tropeiros, pois era um prato fácil de fazer e que, pelos ingredientes da receita, trazia bastante sustento aos viajantes.

    As outras participantes foram Roseli Polineto do Grupo de Mulheres Ativas que fez a receita ‘Queijo a milanesa’; Mari Rosa Fávero do Grupo de Mulheres Mães Auxiliadoras que fez a receita ‘Esfregolá’; Ivone Orso do Grupo de Mulheres Mãos que criam com a receita ‘Salgados e doces’; Ignez Conci Rebonatto do Grupo de Mulheres Criativas que fez a receita ‘Doce Karo” e Gessy Rachelle do Grupo de mulheres Novo Encontro com a receita ‘Esfregolá”. O júri foi composto por Deisi Fazzioni Administrativa e Financeiro da Secretaria de Assistência Social; Ana Paula Pasa nutricionista e a Jornalista Isabella Fernandez que avaliaram os pratos levando em consideração sabor, tradição, apresentação e fidelidade aos ingredientes.

    A primeira eliminatória

    A primeira eliminatória aconteceu no dia 18 de maio e contou com a participação das mulheres dos grupos do CRAS Líder. As participantes foram: Tainá Meneguini  do Grupo de Mulheres da Linha Caravágio que fez a receita ´Filé de peixe, com purê e rúcula´; Cerlei Favaretti do Grupo de Mulheres Voluntárias da Alegria da Vila Militar que fez a receita ‘Bolo de Limão’; Terezinha Bedin Gonçalvez do Grupo de Mulheres do bairro Santa Barbara que fez a receita ‘Bolinho da Nona’; Catia Salete B. Machado do Grupo de Mulheres do Santa Luzia que fez a receita ‘Walffle tradicional doce’; Celia Lucattel do Grupo de Mulheres da Melhor Idade da Igreja Quadrangular que fez a receita ‘Bolo de Areia’.

    A segunda eliminatória

    A segunda eliminatória aconteceu no dia 01 de junho e contou com a participação das mulheres dos grupos do CRAS São Pedro: Maria Reni de Lima do Grupo de Mulheres Renovação com a receita ‘Bolinho de Fubá’; Marli Helena Debastiani do Grupo de Mulheres Vida e Esperança do bairro Monte Belo que fez a receita ‘Cri Cri de panela’; Diva Maria Kracker do Grupo de Mulheres Mães Amigas do bairro Vista Alegre que fez a receita ‘Esfregolá’ e Doralice Balastreri do Grupo de Mulheres Alegria de Viver do bairro Pinheirinho com a receita ‘Bolacha de colher da vovó”.

    Receitas de família

    Um evento para resgatar emoções, memórias afetivas e laços familiares, com o objetivo de valorizar alimentos simples, mas nobres e que fazem parte da mesa de todos, resgatar receitas de família e envolver a comunidade, assim é o projeto “Receitas de Família”, organizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social. As eliminatórias serão realizadas nos grupos de mulheres dos bairros que irão escolher uma receita para concorrer nas eliminatórias realizadas nos 07 Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. Durante a programação que acontece de maio a agosto, acontecerão eliminatórias para escolha das receitas. A grande final acontecerá em agosto.

    As receitas produzidas pelas mulheres dos CRAS podem ser doces ou salgadas e serão avaliadas e julgadas por um grupo de jurados. Nas eliminatórias por região serão 03 jurados, e na grande final 05. As receitas executadas nessas eliminatórias sairá uma receita vencedora de cada etapa para participar da grande final em agosto. Serão 66 receitas ao todo, exceto se algum CRAS não tiver representante, já que a participação não é obrigatória.

    Próximas etapas

    As próximas etapas classificatórias acontecem nas seguintes datas: 30 de junho no CRAS Bormann; 13 de julho no CRAS Seminário; 27 de julho no CRAS Efapi/CEU; 10 de agosto no CRAS Cristo Rei; 17 de agosto no CRAS Cristo Rei. As receitas estarão em um livro, que será editado logo após a final do concurso, com destaque para a “Receita de Família” vencedora. No livro haverá, além da história da origem da receita, indicação dos ingredientes e perspectivas quantidades, modo e tempo de preparo, tempo de cozimento e rendimento. Serão avaliados pelo grupo de jurados a tradição, sabor, apresentação, tempo de preparo e fidelidade aos ingredientes. Haverá premiação para 1º, 2º e 3º lugares, sendo que, o 1º lugar receberá um prêmio para o seu grupo e um prêmio particular, e 2º e 3º lugares, prêmio para o grupo.