Chapecó realiza Conferência Municipal de Saúde

Chapecó realiza Conferência Municipal de Saúde

12 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Na sexta-feira (12) e sábado (13) acontece em Chapecó, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, a Conferência Municipal de Saúde das Mulheres – I CMSM. Depois das pré-conferências regionais de saúde, que objetivaram reunir propostas e escolher delegados e representantes de cada bairro e comunidade, na A Etapa da Conferência Estadual de Saúde das Mulheres será nos dias 13 e 14 de junho de 2017 e a Etapa Nacional da Conferência Estadual de Saúde das Mulheres deverá ocorrer de 01 a 04 de agosto de 2017.

    O tema central da conferência é “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, debatido nos seguintes eixos temáticos: O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

    Os objetivos são propor diretrizes para a Política Municipal, Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres; reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade no SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais, étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, geracional, territoriais, de classe, entre outras, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis no 8.080, de 19 de setembro de 1990 e no 8.142, de 28 de dezembro de 1990; discutir a responsabilidade dos entes federados sobre o financiamento e a gestão das políticas públicas com impacto na saúde das mulheres; desenvolver estratégias de enfrentamento ao machismo, ao sexismo e à misoginia, por meio de políticas públicas; aprofundar o debate sobre o impacto na saúde das mulheres da divisão sexual do trabalho, das condições, do salário e da jornada; mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca do direito das mulheres à saúde e em defesa do SUS, para o enfrentamento da violência institucional; fortalecer as políticas afirmativas para as mulheres que garantam seus direitos civis, políticos, econômicos e sociais; aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização do Estado, em especial as que incidem sobre a saúde das mulheres; fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade.

    Na primeira reunião, com 25 participantes, eleitos 05 delegados, de onde foram extraídas 15 propostas oriundas dos bairros Saic, Norte, Bela Vista, Chico Mendes e Oeste. A segunda reunião, com 37 participantes, eleitos 07 delegados, aconteceu no Centro de Saúde da Família Sul, com a participação dos NASF Sul, envolvendo os bairros Santo Antônio, Quedas do Palmital, Seminário e Universitário. Desta reunião foram extraídas 32 propostas. A terceira reunião aconteceu no Distrito de Marechal Bormann, com a participação de 34 pessoas, eleição de 06 delegados, envolveu as comunidades Marechal Bormann, Linha Cachoeira e Goio-Ên. Desta reunião foram extraídas 19 propostas. Já na quarta reunião que aconteceu no Salão Comunitário do Bairro São Pedro com a participação do NASF Leste, teve 27 participantes, eleitos 05 delegados, envolvendo os bairros São Pedro, Leste e Santa Maria. Desta reunião foram extraídas 30 propostas. Já a quinta reunião que envolveu o NASF Norte e os Centros de Saúde da Família Vila Real, Jardim América, Eldorado, Colônia Cella, Belvedere, Sede Figueira e Cristo Rei, teve a participação de 58 pessoas e a eleição de 10 delegados. Já a sexta reunião que envolveu o NASF Oeste, envolvendo os Centros de Saúde da Família Jardim América, Efapi, Jardim do Lago, Alta Floresta e Alto da Serra, teve a participação de 36 pessoas e a eleição de 05 delegados. Aconteceu ainda a sétima reunião uma pré-conferência livre na Universidade Federal da Fronteira Sul, com a participação de 21 pessoas, eleição de 05 delegados.