Deficientes visuais tem garantido acesso à leitura na escola

Deficientes visuais tem garantido acesso à leitura na escola

30 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • Chapecó é um município polo para atender a demanda de 38 municípios da Região Oeste de Santa Catarina na   produção de livros em Braille para alunos com deficiência visual. A laboração acontece a partir do Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braille (NAPPB), vinculado à Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação.

    O Núcleo produz e distribui os livros acessíveis, a partir de uma equipe especializada composta por cinco profissionais, que desenvolve os materiais didático-pedagógicos como livros, apostilas digitais, materiais que se adaptam à necessidade de cada aluno.

    De acordo com deficiente visual Eleandro Machado, revisor voluntário, o NAPPB oportuniza o acesso ao conhecimento. “O Núcleo fornece material adaptado, o que facilita exatamente este contato com o conhecimento, com o mundo, a gente consegue visualizar coisas que talvez passasse despercebido porque certamente se você for para uma sala de aula sem o livro, não terias o mesmo rendimento e isto o Núcleo nos proporciona. Com o Braille na mão você adquire mais conhecimento, bagagem cultural e aprende escrever de forma correta”, explica.

    Desde 2003 escolas públicas de Chapecó e da Região Oeste, podem contar com esse apoio pedagógico no sistema de ensino. Dentro os objetivos principais está efetivar o direito pleno de acesso aos livros. A partir do livro em braile a escola proporciona meios para o acesso a recursos  que contribuam para que os alunos cegos, ou com baixa visão, tenham garantidos os seus direitos à educação, assegurando igualdade de condições de acesso à escola, permanência e a continuidade nos estudos.

    “A partir destas ações buscamos a inclusão das pessoas com deficiência visual. Consideramos extremamente importante ter o NAPPB como um centro de referência, integrando o poder público, instituições educacionais,  produzindo e distribuindo  materiais para alunos com deficiência visual assegurando-lhes acesso a leitura”, avalia a Secretária de Educação, Sandra Galera.

    Além da produção dos materiais, também oferece assessoria às escolas da rede municipal, aos professores das Salas de Recursos Multifuncionais, e capacitação dos profissionais do atendimento educacional especializado, para que a inclusão aconteça de maneira plena no espaço escolar.