Projeto estimula leitura das crianças e da família

Projeto estimula leitura das crianças e da família

4 de julho de 2017 Off Por Chapecó



  • A Escola Básica Municipal Cruz e Souza, com o tema ‘Era uma Vez’, criou o Projeto Sacola Literária, que envolve a leitura na escola e nas famílias. O objetivo do projeto é promover momentos lúdicos e científicos de aprendizagem, para que as crianças criem rotinas de leitura e intimidade com os livros, aprendam como cuidar dos exemplares e também melhorem sua oralidade e interação com os colegas e, ao mesmo tempo que incentiva a leitura pelos familiares.

    Todas as segundas e quartas-feiras, duas crianças são selecionadas para levar a Sacola Literária para casa, fazendo a devolução dois dias depois. Todos, ao devolver a sacola, relatam para os colegas e professores como foi a aventura. Tudo começou pela necessidade demonstrada pelas crianças em conhecer o mundo da escrita e das imagens, fazendo a integração dos alunos, professores e famílias.

    O projeto envolve a utilização de linguagens corporais e verbais para desenvolver a oralidade, manusear e explorar materiais impressos como livros, revistas e jornais. A intenção é desenvolver e aprender novas palavras através dos textos, e dentro da própria escola, confeccionar a sacola literária que leva para casa uma seleção de livros da biblioteca escolar sendo: livro de imagens, clássicos e informativos.

    A partir do projeto ‘Era uma vez’, surgiu a vontade e a necessidade de ampliação das oficinas de leitura e contação de histórias. Desta forma, uma vez por semana a escola para durante uma aula, para ouvir uma história contada no pátio para todos ao mesmo tempo. A contação acontece em forma de rodízio entre todos os adultos do espaço. Na EBM Cruz e Sousa, além todas as salas de aula possuir um cantinho especial para leitura, há organização de espaços diferenciados na escola para contar histórias, varal literário, cantinho da leitura sala de aula, leitura ao ar livre, na casinha e no solário.

    De acordo com a Secretária de Educação Sandra Maria Galera incentivar a literatura e o gosto pela leitura é uma construção que inicia na infância e isso, todas as unidades escolares da rede municipal de educação de Chapecó fazem. “As escolas criam diferentes projetos com o intuito de estimular cada vez mais a leitura, levando as crianças e adolescentes ao desenvolvimento da oralidade, as emoções, os sentimentos e a aprendizagem de forma prazerosa e significativa para todos”, comentou.

    A professora do Maternal Integral, Maristela Scussiato Lazaretti, comenta que a ideia era que as crianças levassem os livros para casa e nos retornassem com relatos e imagens, para depois, no mês de novembro, fazer uma exposição destes relatos. “A sementinha foi lançada e já estamos colhendo frutos. A escola é como um grupo e acolheu a ideia que começou no maternal e ainda ampliamos para a contação no pátio. É muito gratificante ver todos envolvidos numa causa que só vem para contribuir e melhorar a educação e a socialização de todos a cada dia”, comemorou. A professora diz ainda que um livro é muito especial e com certeza, quando as crianças chegam em casa com a sacola, acontece um momento diferente, de leitura e aconchego. “As crianças aprendem muito, inventam e aprendem novas palavras”, explicou.

    Ideraldo Maragno, pai do aluno Eduardo de 03 anos e 9 meses destacou a importância do projeto da sacola literária, pois ajuda na união da famílias, na educação e no crescimento dos filhos. “O Eduardo conta muitas histórias e cria novos personagens. O dia que ele vem com a sacola é um momento especial porque sempre chega na expectativa de mostrar e descobrir o que há na sacola”, comentou.