Programa Viver sem Violência chega à Chapecó

Programa Viver sem Violência chega à Chapecó

5 de julho de 2017 Off Por Chapecó



  • Com o objetivo de orientar e conscientizar as mulheres e homens que residem no meio rural, sobre os direitos da mulher, violência doméstica e para divulgar os serviços públicos existentes para proteção social, chega em Chapecó, no Centro de Convivência do Distrito de Marechal Bormann, na sexta-feira (07), das 10 às 17 horas, o Ônibus Lilás. Esse ônibus itinerante é do Programa “Mulher, Viver sem Violência” que percorre as comunidades com o orientações e serviços nas áreas de assistência social, saúde e cidadania. O veículo é preparado para transitar em diversas áreas e está equipado para prestar orientações sobre os direitos da mulher e violência doméstica, e para divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. Ele possui salas com divisórias para garantir um atendimento privativo e humanizado.

    A atividade é promovida pela Agência de Desenvolvimento Regional com apoio da Administração Municipal, em parceria com diversas empresas e instituições. Em Chapecó, serão parceiros da atividade: a Defensoria Pública, com advogados para orientação às mulheres; equipe da Assistência Social para realização do Cadastro Único; equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social, para divulgação dos trabalhos realizados pela equipe e ainda atendimento, avaliação e acompanhamento das mulheres; equipe de saúde para realização de testes rápidos, verificação de pressão arterial, orientações sobre DST, Aids e demais temas que envolvem a saúde da mulher; GAPA – Grupo de Apoio e Prevenção à Aids com palestras de orientação; Delegacia da Mulher com os delegados e equipe para orientar e ajudar as mulheres vítimas ou não de violência. Além dos atendimentos e orientações especializados e voltados à mulher, haverá palestras, corte de cabelo e apresentações artísticas e culturais.

    O projeto é especial, pois aborda um assunto importante que é a violência contra mulher, visando especialmente a prevenção através do conhecimento, especialmente para as mulheres do campo. Importante falar sobre o tema, pois muitas mulheres nem sabem que sofrem violência, pois existem diversos tipos de violência. Por meio do ônibus lilás e suas ações, as mulheres conhecem os tipos de violências domésticas, assim como a Lei Maria da Penha, o Disque 180 e ainda os profissionais que atuam nos municípios nas políticas públicas que podem defendê-las.

    Serviços em Chapecó

    Em Chapecó as mulheres são atendidas pelos serviços de atendimento da Secretaria de Assistência Social. O CREAS I e CREAS II: atende pessoas que vivenciam violações de direitos por ocorrência de: violência física, violência financeira, psicológica e negligência; abandono; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar medida de proteção; tráfico de pessoas; situação de rua e mendicância; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar.

     No CREAS I – Centro de Referência Especializado em Assistência Social estão em atendimento 27 mulheres vitimas de violência, que envolvem os CRAS EFAPI, CRAS CEU, CRAS Seminário e CRAS Marechal Bormann. Elas são dos bairros Efapi, Alta  Floresta, Aurora, Nova Aurora, Colatto, Colina do Sol, Dona Rita, Jardim do Lago, Juliana, Parati, Sereno Soprana, Tiago, Universidade, Zanrosso, Linha Cabeceira da  Antinha, Linha Cabeceira da Divisa, Linha Cascalheiro, Linha Simoneto, Linha Faxinal  dos Rosas, Distrito do Alto da  Serra,  Linha Tomazelli, Linha Pedro e Paulo, Linha Boa Vista, Linha Cabeceira da Barragem,  Linha Campinas II. Bairro Efapi: Alice I, Alice II, Auri Bodanese, Cantarelli, Elias Galon, Esperança, Jardim Ipê, Rosana, Vale das Hortências, Vila Páscoa, Linha Rio dos Índios, Jardim América, Parque das Palmeiras, Vila Mantelli, Linha Vitório Rosa. Universitário, Palmital, Esplanada, Seminário, Jardim Itália, Quedas do Palmital, Saic, Santo Antônio, Linha Henrique, Palmital dos Fundos, Água Amarela, Gramadinho, Lajeado Veríssimo, Linha das Palmeiras, Linha Pequena, Linha São Rafael, Monte Alegre, Praia Bonita, Santa Maria, São Vedelino, Rodeio Chato, Loteamento Expoente, Loteamento Monte Castelo. Distrito de Mal. Bormann, Distrito de Goio-ên, Barra da Chalana, Barra do Carneiro, Beira Rio, Bom Retiro, Linha Almeida, Linha Alto Capinzal, Linha Cachoeira, Linha Campinas, Linha Cerne, Linha São Francisco, Linha São José do Capinzal, Linha Saquetti, Linha Vailon, Passo Ferreira, Rodeio do Herval, Serraria Reato, Serrinha, Tope da Serra, Linha Gamelão, Rondinha e Linha Goiabal.

    No CREAS II estão em atendimento 80 mulheres vitimas de violência dos CRAS Cristo Rei, CRAS Lider e CRAS São Pedro, dos bairros Cristo Rei, Eldorado, Belvedere, Bela Vista, Trevo, Vila Rica, Alvorada, Engenho Braun, São Cristóvão, Água Santa, Colônia Cella, Linha Batistelo, Sede Figueira,  Lajeado São José, Linha Cascavel, Linha Sarapião, Linha Tormen, Passo dos Fortes, Rodeio Bonito, Líder, Vila Real, Linha Caravágio, Vila Militar, Santa Lúzia, Boa Vista, Bom Pastor, Maria Goretti, Presidente Médici, São Pedro, Linha Alto Alegre, Linha Baronesa da Limeira, Linha Independência, Linha Irani, Linha São Pedro A, Linha São Pedro B, Vila Zonta,  Linha São Roque, Linha Sede Trentin, Linha Tafona, Paraíso, Pinheirinho, Linha Pinhalzinho.

    Casa Abrigo da Mulher: é direcionada para atender mulheres vítimas de violência. Tem como área de abrangência o Município de Chapecó e visa garantir um espaço físico as mulheres e seus dependentes de proteção, informação e orientação mantendo a integridade física e psicológica das mulheres, encaminhadas pela Delegacia. Na Casa Abrigo da Mulher estão em atendimento 34 mulheres abrigadas e 57 crianças de janeiro a junho de 2017.