Prefeitura e entidades programam mutirão de combate ao Aedes Aegypti

Prefeitura e entidades programam mutirão de combate ao Aedes Aegypti

7 de julho de 2017 Off Por Chapecó



  • A Administração Municipal e entidades estiveram reunidas na sexta-feira (07) para reunião da Sala de Situação. A intenção é realizar no dia 04 de agosto um Mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Chapecó, visando somar forças para limpeza urbana e sensibilização das pessoas, mobilizando para uma faxina e combate ao mosquito.

    O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, participou da reunião e destacou a importância da união de forças para conseguir os resultados efetivos no combate ao mosquito. Ele destacou ainda que as ações em Chapecó não param durante o inverno e não são realizadas apenas no verão quando a situação fica mais complicada. Ele relembrou que em março foi realizado um grande mutirão que teve bons resultados. “É uma ação importante que precisa de envolvimento de todos para que tenha os resultados esperados”, comentou.

    A bióloga da Agência de Desenvolvimento Regional Deyse Angelini relembrou que a Sala de Situação foi implantada em 2015 em função da emergência em saúde pública pelos casos de zika e a possível relação com os casos de microcefalia registradas no Brasil. A Sala de Situação tem como objetivo orientar e organizar ações visando conter a proliferação do mosquito. Ela comentou que em 2016 foram registrados 6.018 focos do mosquito em 129 municípios catarinenses e que, em 2017, esse número já está próximo aos 8 mil focos em 135 municípios. “As atividades de conscientização e visitas frequentes das equipes tiveram resultados, porém ainda a população precisa ficar atenta, pois o número de focos cresceu e isso é preocupante. Este ano ainda não tivemos casos da doença pela característica cíclica que ela apresenta, diferente do que foi em 2016 quando ocorreu um pico epidêmico”, afirma.

    Em Chapecó, em 2016 foram registrados 514 focos do mosquito e em 2017, esse número é de 439 focos. Os pontos estratégicos (floriculturas, borracharias, ferro-velhos…) são os que apresentam os maiores focos, seguidos por calhas, caixas de água e cisternas mal condicionadas, lixo em locais impróprios e terrenos baldios sem o devido cuidado. A situação epidemiológica em Chapecó também foi abordada. Em 2016 foram investigados 3.128 casos de dengue, com confirmação de 820 casos. Já em 2017 esse número é de 420 casos investigados com nenhuma confirmação. Os números de chikungunya também foram relembrados. Em 2016 foram investigados 166 casos, com confirmação de 4 casos. Em 2017, foram investigados 8 casos e apenas um confirmado de uma pessoa que viajou ao Pará. Os casos de Zika registrados em 2016 foram 38 casos e 03 positivos. Em 2017 apenas um casos está em investigação de uma pessoa que viajou a Roraima.

    A Gerente de Resíduos Sólidos Vanuza Maggioni, falou que em Chapecó são recolhidas em média 30 cargas de galhos por dia, duas cargas de entulhos e resíduos volumosos diariamente, cerca de 130 toneladas de resíduos orgânicos e 24 toneladas de lixo reciclável que são enviadas as associações de catadores, que fazem a triagem, separação e comercialização dos materiais.

    Lixo e Reciclagem

    Resíduos recicláveis são: garrafas pet, embalagens, papel e papelão, alumínio, sacolas plásticas, caixas de leite e vidros.

    Resíduos orgânicos são: restos de frutas, verduras, legumes e alimentos, papéis higiênicos, fraldas, guardanapos, esponjas, materiais que se decompõem.

    O óleo de cozinha deve ser acondicionado em embalagem pet e deve estar bem fechado. Deve ser levado até as Feiras Livres realizadas em Chapecó ou ainda ser depositado na lixeira do seletivo. Esse material é encaminhado ao Verde Vida, que faz sabão ou biocombustível.

    Ecoponto

    O Ecoponto dos pneus está localizado na Rua Israel, 240, Bairro Presidente Médici. Atende nas segundas e quartas-feira, das 08 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Já o Ecoponto, para recebimento de resíduos volumosos, está localizado na Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Rua Sete de Setembro, nº 2063-E, também no Presidente Médici, próximo à UPA 24horas, e funciona das das 7h às 13hs. No espaço estão dispostos quatro containers para receber:

    • Poda e capina (grama, galhos, poda, capina, roçada);
    • Eletroeletrônicos (computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias. Deverão estar inteiros);
    • Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas);
    • Móveis (sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados).

    Não são recebidas peças automotivas, materiais contaminados, estopas, lâmpadas, material hospitalar, pneus, entulhos e materiais de construção. Com relação aos móveis, devem ser desmontados antes do descarte, ao contrário dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que devem estar inteiros.

    Dicas de prevenção

    • Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual;
    • Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;
    • Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;
    • Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;
    • Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;
    • Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;
    • Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;
    • Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador.