Projeto trabalha o trânsito consciente desde a infância

Projeto trabalha o trânsito consciente desde a infância

7 de julho de 2017 Off Por Chapecó



  • Conhecer os meios de transporte, bem como sua utilidade para que aos poucos comecem a se conscientizar sobre ações de educação no trânsito. Este foi o objetivo do Projeto “Bi bi fon fon”, desenvolvido pelo Ceim BB Criança no bairro Universitário, com a turma do  maternal.

    As atividades iniciaram com roda de conversa sobre a importância dos meios de transporte. Para tornar as atividade lúdicas e interessantes para a turma a professora trabalhou com atividades de pintura, música, dramatização de histórias, cores dos semáforos, classificação dos transportes como terrestre, aéreo e aquático e  jogo de memória.

    Para envolver a família nas atividades, cada criança confeccionou junto com os pais um boneco, que representa cada aluno e um meio de transporte. O projeto finalizou com a confecção da carteira de motorista de cada criança, para que possam dirigir seus veículos de brinquedo.

     “O projeto iniciou a partir da curiosidade das crianças em conhecerem os meios de transporte além do carro que utilizam diariamente. Trabalhamos de forma lúdica e com a participação efetiva dos pais tornando o projeto ainda mais atrativo”, explicou a professora Rosinete Dresch.

    As ações lúdicas e prazerosas, tornam o tema super natural entre os alunos da turma, que construíram novos conhecimento de um jeito bem divertido. A ideia e que todas essas informações trabalhadas em sala de aula, vão além dos muros da escola, cheguem aos pais e a toda família.

    Para a Secretária de Educação, Sandra Galera, a escola é o meio mais rápido e o caminho certo para formação de cidadãos cumpridores de seus deveres e também formadores de opiniões construtivas. “Tudo o que a criança vivencia e aprende, não fica preso na sala de aula, ele dissemina essa informação na comunidade. Por isso a transformação começa na educação”, disse.