Polícia Civil deflagra operação “Voz Ativa” com ampla divulgação em Santa Catarina

Polícia Civil deflagra operação “Voz Ativa” com ampla divulgação em Santa Catarina

30 de janeiro de 2026 Off Por Editor



  • Com o objetivo de dar efetividade ao programa “A MULHER TEM VOZ”, a Polícia Civil de Santa Catarina deflagra, desde o dia 26 janeiro até o dia 23 de fevereiro, a operação “VOZ ATIVA” em todo o estado. A iniciativa tem como foco ações de conscientização e orientação em estabelecimentos de entretenimento, reforçando a importância da prevenção e do enfrentamento ao constrangimento e à violência contra mulheres, especialmente em um período de maior circulação de pessoas e realização de eventos noturnos, bem como a proximidade das festas de Carnaval. A 12ª Delegacia Regional de Polícia de Chapecó, com o intuito de difusão do programa “A MULHER TEM VOZ” utiliza este meio de comunicação, que é um dos meios mais influentes de comunicação contemporâneo, para compartilhar esse importante programa com todas as casas noturnas, casas de shows e estabelecimentos similares, fiscalizados pela Polícia Civil, com o objetivo de adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação que a coloque em risco no interior desses locais, em consonância com a Lei Federal n 14.786/2023, que institui o protocolo “Não é Não”, para prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher e para proteção à vítima. O programa estabelece uma série de medidas obrigatórias para casas noturnas, boates, shows e locais similares. Dentre elas, destacamos:

    • Manter pelo menos um colaborador capacitado para atender ao protocolo;
    • Fixar cartazes informativos em locais visíveis, preferencialmente nos banheiros femininos, com orientações sobre como acionar o programa e contatos da Polícia Civil, Polícia Militar e da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180);
    • Garantir atendimento reservado, seguro e humanizado à mulher em situação de risco;
    • Colaborar com os órgãos de segurança pública e preservar eventuais provas.

    Importante ressaltar que o descumprimento das normas pode resultar em notificação e instauração de procedimento administrativo fiscalizatório. Como parte das ações do programa, a PCSC disponibiliza cartazes informativos e materiais educativos para download no site oficial da instituição, facilitando o acesso e a correta divulgação das informações. Consulte mais informações e tenha acesso à cartilha do Programa “A Mulher Tem Voz” pelo link: https://pc.sc.gov.br/?page_id=18772 ou pelo WhatsApp do setor de fiscalização de jogos e diversões da Delegacia Regional de Chapecó: 49/2049-7922. Ajude-nos divulgando e cobrando dos estabelecimentos de nossa cidade.

    Este slideshow necessita de JavaScript.