História de Chapecó é trabalhada nas Escolas Municipais

História de Chapecó é trabalhada nas Escolas Municipais

23 de agosto de 2017 Off Por Chapecó



  • Para comemorar o aniversário de Chapecó, as escolas da Rede Municipal de Ensino estão desenvolvendo inúmeros projetos relacionados aos 100 anos do Município. As ações envolvem crianças de diferentes idades, em instituições localizadas por toda a cidade, abordando diferentes eixos temáticos que mostram como começou Chapecó.

    No Centro de Educação Infantil Municipal do Comércio, no Centro, crianças de 2 a 5 anos, estão participando do Projeto “As crianças de Chapecó: ontem e hoje”. A programação traz um resgate histórico das brincadeiras, mostram como se modificaram com o tempo e se adaptam a novas realidades. A ideia principal é recuperar a memória de brincadeiras como bola de gude, pé-de-lata, barquinho, carrinhos de lomba, pernas de pau, taco, parlendas, amarelinha, vai-e-vem. De acordo com os professores está é uma oportunidade de trazer às novas gerações a lembrança destas brincadeiras mostrando como é simples e fácil se divertir.

    A programação trouxe também uma atividade prática entre a família e as crianças, onde as avós foram até o espaço escolar para ensinar a fazer bonecas de pano. “É através do resgate destas brincadeiras que estamos abordando a infância dos moradores da nossa cidade, procurando conhecer, aprender e principalmente valorizar a cultura, as pessoas e o modo como brincavam quando eram pequenos”, explicou a gestora da instituição, Mara Almeida.

    No Ceim Pequeno Príncipe, no Bairro Presidente Médici, os alunos estão aprendendo a importância em resgatar a história do Município e valorizar o processo de transformação físico e cultural, fazendo um compartivo entre a Chapecó antiga e a atual.. A ideia é despertar a curiosidade dos pequenos sobre a história.

    As ações envolveram relatos sobre a história, apreciação de fotos, confecção de maquetes, passeios e organização de uma exposição e de um mini museu, tudo para homenagear o Município.

    No bairro Jardim Itália, a Escola Básica Municipal Rui Barbosa, juntou as disciplinas de arte, língua portuguesa e história para desenvolver o projeto “Chapecó vista através das lentes”. As ações envolveram alunos de 6ª a 9ª série e envolveu a turma com pesquisas sobre informações turísticas e registro de imagens por meio da fotografia produzida por eles.

    A ideia foi possibilitar aos alunos criar imagens sobre um ou mais temas e que são referências para a memória de uma pessoa, de uma cidade e de um tempo. As ações oportunizaram aos alunos a construção da memória de alguns aspectos da cidade. Todas as fotos produzidas estão expostas na escola. Já as turmas do pré-escolar a 5ª série, desenvolveram junto com as famílias vários tipos de maquetes representando espaços do Município e livros sobre a história de Chapecó.

    Para a Secretária de Educação, Sandra Galera,  “trabalhar a cultura e o resgate histórico da nossa cidade é muito importante, pois as crianças percebem que fazem parte dela e se sentem responsáveis por cuidar e valorizar o lugar onde vivem”, disse.