AUTORES DE FURTO DE CABOS ELÉTRICOS SÃO PRESO EM FLAGRANTE PELA PM

AUTORES DE FURTO DE CABOS ELÉTRICOS SÃO PRESO EM FLAGRANTE PELA PM

4 de outubro de 2017 Off Por Chapecó



  • Abordagem preventiva se deu pelo tirocínio policial. Prisão deve evitar outros crimes do mesmo tipo.

    Por volta das 22h45 de ontem, terça-feira, 3, na rua Xanxerê, bairro Líder, ao lado do Shopping, em Chapecó, a Polícia Militar, através de policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (2ºBPM/Fron), prendeu em flagrante de delito, dois autores de furto de cabos elétricos, homens de 28 e 42 anos. Sendo o primeiro já com longa ficha criminal pelo crime de furto e em regime de prisão de albergue sem recolhimento.

    O fato se deu quando uma Guarnição do Pelotão de Radiopatrulha da 3ª Cia/2ºBPM/Fron estava em rondas preventivas e os policiais militares visualizaram dois cidadãos, saindo dos fundos da empresa J. Batirolla com três pedaços de cabos elétricos de grosso calibre, com aproximadamente dois metros cada, demonstrando fundada suspeita de terem acabado de cometer delito de furto, sendo realizada a abordagem.

    Na verificação, além dos cabos elétricos com pontas demonstrando corte recente, também foi constatado que portavam, em uma mochila, duas facas e um martelo, ferramentas essas que depois constatou-se terem sido usadas para realizar o corte dos cabos. Em verificação em um ponto da empresa, se localizou a “caixa de luz” de onde haviam arrancado os cabos elétricos, além de mais uma faca quebrada, a qual era semelhante às que portavam e eles confessaram terem a usado para o cometimento do crime.

    Eles confessaram que após os furtos desse tipo de material, vendem os cabos por cinco reais o quilo. Ambos foram presos em flagrante e conduzidos à Central de Plantão Policial (CPP) de Chapecó, para os procedimentos cabíveis.

    Esse tipo de crime, apesar de ser tratado como “pequenos furtos/pequenos delitos” em muitas avaliações de especialistas jurídicos/criminais, causa imensos prejuízos quer sejam em locais públicos e privados.

    Importante lembrar que quem compra esse tipo de material também incorrem em crime de receptação, com pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, a mesma do furto.