Programa “Ouvindo o Nosso Bairro – Você Conhece, Você Decide! Mais de 1.200 pessoas já foram ouvidas

Programa “Ouvindo o Nosso Bairro – Você Conhece, Você Decide! Mais de 1.200 pessoas já foram ouvidas

25 de fevereiro de 2016 Off Por Chapecó



  • Em um mês o Programa que nasceu para fortalecer o contato do Governo Municipal com os chapecoenses já reuniu mais de 1200 pessoas em 19 reuniões nos bairros e no interior. Por onde passa, o “Ouvindo Nosso Bairro – Você Conhece, Você Decide” está formando líderes comunitários comprometidos com as causas sociais e incentivando as pessoas a participarem e decidirem sobre o que é melhor e mais urgente para cada comunidade. “É uma nova oportunidade de participação popular, mais um espaço aberto para a crítica social e a livre manifestação visando melhorar a qualidade dos serviços e das políticas públicas”, enfatiza o Prefeito Luciano Buligon.
    O Prefeito e os Secretários Municipais participam de todos os encontros para ouvir as pessoas e conhecer de perto a realidade local. Outras 45 audiências estão agendadas nos bairros e nas comunidades do interior até o dia 15 de junho. Na sequência, inicia a terceira etapa do Programa, focada nos Segmentos/Entidades. “O Programa tem respeitado todas as ideias, sugestões, críticas e opiniões, pois entende-se que cada posicionamento tem um valor ímpar para criação de novas ações que visam melhorar a vida dos cidadãos chapecoenses”, acrescentou o coordenador do Programa, Nemésio Carlos da Silva.
    Ao longo dos primeiros 30 dias de percurso pelas comunidades percebe-se que muitas demandas já estão em andamento. Outras são possíveis de ser resolvidas de forma emergencial para melhorar a qualidade de vida no bairro. Já as prioridades que necessitam de projetos específicos e maior disposição de recursos serão defendidas nos próximos encontros pelos conselheiros escolhidos pela própria comunidade. Um grupo de 40 líderes comunitários já está formado para participar do cronograma de reuniões do processo de elaboração da Lei Orçamentária do ano do Centenário de Chapecó.
    A intenção do Poder Público Municipal é incluir as demandas prioritárias de cada bairro e comunidade do interior no Orçamento de 2017. “Acredito no diálogo aberto, simples e transparente para construir o que é melhor para nossa cidade, por isso criamos o Ouvindo Nosso Bairro, um novo paradigma de gestão pública em conformidade com o que a população espera de nós agentes públicos”, complementa o Prefeito.
    Os encontros são gravados na íntegra, transmitindo a lisura e a transparência do Programa.  O “Ouvindo Nosso Bairro” está percorrendo os 50 bairros da cidade e irá reunir as 78 linhas da área rural. Os encontros acontecem nas terças e quartas-feiras à noite nos bairros e aos sábados e domingos pela manhã no interior.
    Informações sobre o cronograma de reuniões e as galeria de fotos dos encontros podem ser acessadas no hotsite do programa chapeco.sc.gov.br/ouvindonossobairro/.

    Prefeitura de Chapecó