Educação: Projetos trabalham pilares da cidadania

Educação: Projetos trabalham pilares da cidadania

25 de fevereiro de 2016 Off Por Chapecó



  • 01

    Construir uma sociedade mais justa através de diálogos em sala de aula que possibilitem a construção da cidadania. Fundamentando nesta máxima a Junior Achievement Santa Catarina, juntamente com a Secretaria de Educação com apoio da Associação Comercial de Chapecó (Acic), pretende beneficiar 2.6 mil alunos da rede pública municipal, com projetos que possibilitem aos estudantes compreender a realidade em que estão inseridos bem como a sociedade em que vivem. Em Santa Catarina o projeto deve atender 63 alunos, distribuídos em 320 escolas de 60 municípios.

    Esta foi a pauta principal da reunião de trabalho realizada na Secretaria de Educação, que teve como participantes o diretor da Junior Achievement em Santa Catarina, Evandro Badin, e a Secretária de Educação Maria de Lurdes Seben, acompanhada de sua equipe. A proposta da entidade é que em Chapecó cerca de 5 mil crianças sejam atendidas pela iniciativa, destas 2.600 alunos das Escolas Básicas Municipais urbanas e do campo, com a participação nos projetos; ‘Nosso planeta, nossa casa’, ‘Economia Pessoal’ e ‘As vantagens de permanecer na escola’.

    O projeto será aplicado por professores de disciplinas diversificadas, tendo como público alvo os alunos de 4º, 7º e 8º anos. Evandro assinala que Chapecó se destaca, pois a rede municipal tem em seus quadros professores específicos nas áreas de educação financeira e sustentabilidade.

    A secretária de Educação, Maria de Lurdes Seben, afirma que todas as iniciativas que contribuam com o desenvolvimento com a formação dos alunos e a construção de verdadeiros cidadãos são muito significativas no processo educacional. “Quando se pensa no aluno como um construtor de seu conhecimento, percebemos que projetos deste porte têm fundamental importância, pois ampliam o processo de formação do indivíduo através de vivências variadas” reforça.

    Como são os projetos:

    Nosso planeta, nossa casa

    Tem o objetivo de sensibilizar os alunos de 4° ano, para a importância do planeta sustentável, da preservação e do uso consciente dos recursos naturais. A intenção é fazer com que as crianças absorvam esse conhecimento e possam transformar a realidade na sua comunidade.

    Economia pessoal

    Trabalha as finanças pessoais, preparando os estudantes do 7º ano, para o mercado de trabalho, possibilitando que visualizem sua carreira, planejem sua vida, aprendam como montar um currículo e como participar de uma entrevista de emprego. Além disso, ensina como abrir uma conta, fazer um orçamento familiar, preencher cheques, analisar crédito e todas as responsabilidades que existem nessas ações. Incentiva os alunos a investirem seu dinheiro estimulando-os a serem adultos responsáveis pelos seus salários.

    Vantagens de permanecer na escola

    Faz com que o jovem do 8º ano perceba que a educação é fundamental para que ele construa a sua própria vida. Aborda temas como planejamento profissional e orçamento familiar. Incentiva para que os alunos pensem e projetem suas vidas. O projeto finaliza fazendo com que o estudante escreva uma carta convencendo outro colega sobre as vantagens de permanecer na escola, fazendo-os refletir sobre o tema central do projeto. A intenção é mostrar para os adolescentes que a escola é fundamental para o seu desenvolvimento.

    Prefeitura de Chapecó