Mutirão de combate ao Aedes Aegypti realiza 5.290 visitas domiciliares

Mutirão de combate ao Aedes Aegypti realiza 5.290 visitas domiciliares

27 de novembro de 2017 Off Por Chapecó



  • Crédito: Prefeitura de Chapecó

    O primeiro mutirão de mobilização contra o mosquito Aedes Aegipty, realizado pela Administração de Chapecó no último sábado (25), visitou 5.290 domicílios para orientação e fiscalização dos focos na cidade. O objetivo do mutirão é mobilizar a comunidade para eliminar criadouros e reduzir números e índices de infestação. No próximo sábado (02) acontecerá mais um mutirão e a orientação aos chapecoenses é para que recebam as agentes e sigam as dicas e orientações.

    Apesar de todo trabalho desenvolvido em Chapecó, no último Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado em novembro no município, apontou um índice de 2,4% de infestação. O índice recomendado pelo Ministério da Saúde tem como limite 1%, pois acima desse número, o risco de transmissão viral é grande.

    De acordo com o biólogo da Secretaria de Saúde de Chapecó Junir Lutisnki, pela localização geográfica e pelos serviços e empresas que estão instaladas no Município, o número de pessoas que circulam é grande e a possibilidade de transmissão também. Indústrias, comércios, prestadores de serviço, universidades e empresas recebem um grande fluxo de pessoas, “Todos esses fatores, associadas à chegada do verão e as altas temperaturas, são potenciais para a proliferação do mosquito, precisamos todos estar alertas”, comentou.

    Segundo Junir dos criadouros encontrados, 53% estão em residências, em lixos mau acondicionados, terrenos baldios e em pontos estratégicos. Além disso, segundo ele, 20% dos focos estão em reservatórios de água, caixa de água e cisternas. A orientação às pessoas é para que confiram dentro de casa: ralos, floreiras, fontes ornamentais, vasos sanitários e aquários; do lado externo: conferir reservatórios que possam acumular água: calha, cisternas e caixas de água.

    Fonte: ClicRDC