Famílias do Acampamento Marcelino Chiarello são despejadas após decisão judicial

Famílias do Acampamento Marcelino Chiarello são despejadas após decisão judicial

29 de novembro de 2017 Off Por Chapecó



  • Por volta das 5h30min desta quarta-feira (29) uma operação militar foi mobilizada para a Linha Vargem Bonita, divisa entre Xanxerê e Faxinal dos Guedes, onde vivem as famílias do acampamento Marcelino Chiarello. Com policiais, bombeiros, apoio de órgãos estaduais e federais e helicóptero da Polícia Civil, a ação visa despejar as cerca de 180 famílias acampadas que moram na área há um ano e meio. A execução da liminar para a desocupação foi concedida pela juíza federal de Chapecó.

    As famílias ocupam um pedaço de terra de mil hectares que, segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), é uma área pública que está em nome do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a qual a empresa Sementes Prezotto havia tomado posse. O MST afirma que realizava pacificamente as negociações para que as famílias pudessem ter um lugar para morar e garantir o sustento, e a ordem de despejo vai contra as negociações sobre o caso pois uma audiência para tratar do assunto está agendada para 6 de dezembro em Brasília.

    Conforme o representante do acampamento Marcelino Chiarello, Valderi Ribeiro, para segurança de todas as famílias, principalmente das crianças, foi optado por sair pacificamente do local. Todos vão ser abrigados no ginásio municipal de Faxinal dos Guedes, onde haverá uma reunião para definir o rumo das famílias sem-terra.

    A operação de retirada das famílias é comandada pelo coronel Ricardo Alves da Silva, da Polícia Militar de Chapecó. Um centro de comando foi montado no local para definir as estratégias juntamente com os demais órgãos públicos que participam da ação, e também para conversar com os representantes dos acampados, uma vez que não há negociação da situação e sim cumprimento efetivo de uma ordem judicial.

    Na última terça-feira (28) completou 6 anos da morte de Marcelino Chiarello, nome dado ao acampamento de Xanxerê.

    (Foto: Juliana Adriano/Assessoria MST)

    (Foto: Aline Tonelo/Tudo Sobre Xanxerê)

    (Foto: Aline Tonelo/Tudo Sobre Xanxerê)

    (Foto: Thiago Arsego)

    (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)

    (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)

    (Foto: Guilherme da Silva/Rádio Princesa)

    (Fotos: Guilherme da Silva/Rádio Princesa/Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)

    Fonte: Tudo sobre Xanxerê