Planejamento Estratégico: Pronto para ser executado

Planejamento Estratégico: Pronto para ser executado

11 de dezembro de 2017 Off Por José Carlos de Linhares



  • Chapecó (11.12.2017) – O SITRAN tem uma linha administrativa já definida para direcionar suas ações nos próximos dois anos. Produzido pela ZUCCHI Educação Corporativa, o Planejamento de Direcionamento Estratégico – PDE 2018/2019 foi apresentado na última reunião mensal da diretoria, deste ano. O PDE é o ordenamento de aplicação das metodologias de organização, tendo como meta a execução de estratégia que servem de alicerce à construção de uma cultura organizacional planejada, baseada na ideologia, visão, imagem e realização.

    O planejamento foi elaborado, em resumo, para tornar o SITRAN mais ágil, atuante e eficiente, com maior qualidade e resolutividade nos serviços prestados. Além disso, possibilitará a viabilidade sustentável da própria entidade sindical, tornando-a fortificada. Com a medida, estreita a relação com os associados, prestando serviços que ajudem o transportador, agregando benefícios extensivos ao ramo de atividades que compõe o setor de transporte.

    A missão é promover o associativismo, prestar serviços e atuar com forte representatividade. Adotando forma associativista, “quebra” a imagem, migrando do modelo de gestão sindical para uma associação. Isso a tornará sustentável como um modelo de negócio. O foco é bem representar, solucionar ou ajudar no equacionamento dos problemas do setor. Foi constatado que pequenos e médios empreendimentos da área necessitam de planejamento, orientação, profissionalização e rentabilidade. A previsão é atender toda região da base territorial do SITRAN e estabelecer uma nova e mais próxima relação com os embarcadores.

    Com uma visão futurista e longa, o planejamento busca a auto sustentabilidade baseada em cinco pontos estratégicos em área distintas: Governança (direciona e fomenta a organização); Capital Humano (forma e prepara talentos); Operações (executa e transforma a atividade em valor); Mercado (persegue e conquista o crescimento e expansão) e Finanças (controla e mensura os resultados). Os objetivos para 2018 / 2019 são: implantar novo modelo de gestão para entregar soluções aos associados; aumentar o número de associados e conquistar resultado operacional.

    Para o presidente Deneraci Perin, este “é um grande avanço” obtido pelo SITRAN nos conceitos administrativo e operacional em busca do retorno esperado pelos transportadores. O planejamento abre novos caminhos ao cumprimento dos compromissos da instituição com seus associados. Agora inicia a fase de execução do planejamento “que certamente vai trazer bons dividendos à organização e associados.

    Brinde – Ao final da reunião, última do ano, a SITRAN presentou os diretores com um brinde e mensagem de Feliz Natal e Ano Novo.

    – Fotos: A versão final do Planejamento Estratégico 2018/2019 foi apresentado a diretoria do SITRAN

    Assessoria de Imprensa SITRAN